terça-feira, 20 de setembro de 2016

O MEU JESUS É DIFERENTE? – 1. SEM COBRANÇAS PESADAS
14/09/2.016
                Ontem teve muita gente que desconfiava do Templo e das Sinagogas. Pessoas simples, honestas que não se sentiam bem dentro das instituições religiosas daquele tempo. Jesus também não se sentia bem lá dentro. Jesus começou a falar nas ruas das pequenas vilas e cidades. Ia também às Sinagogas e lá tentava corrigir a maneira de lerem e entenderem a Bíblia.
                Ontem e hoje para muitos a religião é um peso e o que a torna pesada é a imposição feita pelos seus dirigentes. No tempo de Jesus a religião impunha várias obrigações moralistas que tornavam a vida pesada. Jesus dizia: “«Ai de vocês também, especialistas em leis! Porque vocês impõem sobre os homens cargas insuportáveis, e vocês mesmos não tocam essas cargas nem com um só dedo. Lc.11,46”.
                Outra carga pesada era a maneira que insistiam na cobrança do dízimo e ofertas. Chegou ao ponto de Jesus observar que uma  “viúva na sua pobreza, depositou tudo o que possuía para viver Lc.21,1-2.”  Jesus conhecia a prática deles e tornava público os valores maiores, que eram quase sempre esquecidos:  “ Mas, ai de vocês, fariseus, porque vocês pagam o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as outras ervas, mas deixam de lado a justiça e o amor de Deus. Vocês deveriam praticar isso, sem deixar de lado aquilo.” Lc.11,42.
                Muitos praticavam a religião pelo medo da condenação de Deus.  Jesus veio acabar com este medo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário