quinta-feira, 1 de setembro de 2016

LEGADO DO PADRE SERGIO BERNARDONI

Sergio é ai do céu que você tem uma compreensão melhor dos acontecimentos aqui da terra. Foi a terna ternura que o levou buscar no casamento o amor conjugal. A Maria e você se escolheram. Deste amor ficaram duas sementes já árvores crescidas: Francisco descobre, como o pai descobriu, a beleza dos meios de comunicação social e Daniel que na semana de sua páscoa formou em engenharia ambiental segue o sonho do pai de recriar a vida na terra a partir da floresta, da árvore no meio ambiente.
Por ter amado e casado você foi discriminado pela hierarquia da Igreja. Aqui na terra você deixa três legados:
O primeiro é a sua própria família. Sua história de vida, de amor, de humildade, de fé, de justiça, de compaixão, de empreendedor está nela bem enraizada. No céu, descanse, aproveite de tudo de bom que lhe foi reservado porque seus filhos aqui na terra ficaram bem encaminhados.
O segundo legado é seu amor à Igreja. A Igreja, pensada por Jesus Cristo, mas tão distorcida e distante dos sonhos do Mestre. Jesus que hoje se vê negado em seus principais projetos. a. Ele, celibatário por opção, escolhe Pedro que é casado e o confirma como o primeiro na lista dos apóstolos. b. Ele enviado do Pai, deixa de lado o Templo e escolhe a rua e as casas para pregar o seu evangelho, a boa notícia para os pobres e oprimidos. c. Jesus não faz caso de sua dignidade de Filho de Deus, ele mesmo se chama de “Filho do homem” e  ressalta que a autoridade na sua Igreja deve nascer do serviço do lava-pés e da partilha do pão.
O terceiro legado é a pobreza. Empreendedor criativo que foi, tudo que construiu, não o tornou rico materialmente. Deixou tudo para o bem da comunidade.
Das muitas conversas que tive com o Sergio penso que seu grande desejo era de ver a Igreja tornar-se mãe, sem preconceitos de credo, de raça, de estado civil opcional e de gênero. O Sérgio era muito respeitoso com a hierarquia de sua Igreja e se calou diante das arbitrariedades. Mas em seu coração havia a constante oração-pedido ao Pai do céu: PAI ilumine os pastores da minha Igreja para que o respeito e devoção que depositam em Maria, seja a chave que abra seus corações para acabar com a restrição do celibato e deem às mulheres igualmente os mesmos direitos dos homens em todos os sacramentos. Foi a igreja do sonho de Jesus que o Sergio também sonhou.

Convido a todos os membros da Igreja: padres celibatários, padres casados, mulheres e homens discriminados na Igreja por opção de vida civil  fazerem seus os sonhos do padre Sergio Bernardoni.   Um novo modo de ser Igreja é possível e necessário. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário