terça-feira, 21 de junho de 2016

DECIDIR – 9


                    Jesus veio para restaurar os relacionamentos humanos. Veio nos dizer que só se relaciona bem com Deus quem se relaciona bem com o outro. Deus não quer que vivamos isolados. O primeiro relacionamento é homem e mulher. Sendo família, os dois serão uma só carne e do amor entre os dois em pé de igualdade nasce a sociedade.
                        Jesus manifesta este respeito com a mulher que  era muito desconsiderada, pior ainda, quando pecadora.
 - É contra o falso  moralismo dos homens  e sai em defesa da mulher: «Quem de vocês não tiver pecado, atire nela a primeira pedra.» ...E pergunta para a mulher:  «Mulher, onde estão os outros? Ninguém condenou você?» 11 Ela respondeu: «Ninguém, Senhor.» Então Jesus disse: «Eu também não a condeno. Pode ir, e não peque mais.»
- Vai contra as barreiras culturais que dificultam o diálogo entre mulher e homem. Toma iniciativa de conversa com a samaritana. Jesus lhe pediu: «Dê-me de beber.»... Desconsidera a má resposta da mulher ...: «Como é que tu, sendo judeu, pedes de beber a mim, que sou samaritana?» (De fato, os judeus não se dão bem com os samaritanos). Passa por cima e continua a conversa até falar ao coração dela, sem se importar com que os outros, os seus discípulos pudessem pensar dele. João 4,1-42.
- Por três vezes, em Mateus Marcos e João é narrada a cena da mulher que se aproxima de Jesus com um frasco de alabastro de perfume precioso. Em Mateus e Marcos ela unge a cabeça e em João ela unge os pés. Jesus aceita este gesto de carinho “porque ela demonstrou muito amor”. Em Mateus e Marcos Jesus manda: “por toda a parte, onde esta Boa Notícia for pregada, também contarão o que ela fez, e ela será lembrada.» Mateus 26,6-13, Marcos 14,3-9 e João 12,1-11.
- A ressurreição de Jesus, o ato mais importante da fé cristã, foi primeiramente revelada à uma mulher, Maria Madalena, aquela que muito amou. Lucas 7,47; Marcos 16,9.
            Fico a pensar o quanto no mundo e nas Igrejas ainda a dignidade da mulher precisa ser promovida e proclamada, à exemplo de Jesus.

                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário