domingo, 30 de novembro de 2014

23.  A EXIGÊNCIA NA DISCIPLINA NA SOCIEDADE

Disciplina é uma palavra que vem lá do latim. “Disciplinar”: do Latim DISCIPULUS, “aluno, estudante”, do verbo SCIRE, “aprender”. Exigência na aprendizagem. Gente aprende com gente. Nossos filhos querem seguir que modelo de gente? Quem são os modelos, os ídolos de hoje? São os artistas? São os jogadores de futebol? Sãos atletas das olimpíadas? São os cientistas? São os prêmios “nóbeis”  da paz? Os que lutam pela justiça e igualdade?
Como são escolhidos os modelos? Pelo que ganham? Pelo que representam? Pelo que divertem?  Normalmente são conhecidos quando já se impuseram pelos resultados obtidos. Porém, poucos se interessam em conhecer a trajetória, a disciplina que se impuseram.
Tornar-se discípulo da disciplina é tornar-se livre para fazer as melhores escolhas. Na vida somos a todo o momento convidado para a prática da disciplina: disciplina alimentar, disciplina do trânsito, disciplina dos horários, disciplina das finanças, disciplina da escolha de prioridades. Os vitoriosos não fizeram da disciplina um peso e sim uma alavanca.
Vivemos na sociedade brasileira onde a disciplina ainda é um luxo. É uma sociedade orgulhosa do jeitinho que as pessoas arrumam para conseguir o que querem.  É a famosa “lei do Gerson”, a lei de querer levar vantagem em tudo. Sem o trabalho disciplinado, sem esforço quer ser premiado.
Posso correr o risco de querer facilitar a vida de meus filhos. Premiá-los antes do esforço ou do trabalho concluído. Posso até dar o exemplo de me sentir orgulhoso pelos meios espertos que vou conseguindo o que quero; assim torno o meu filho um despreparado para
a vida, buscando meios, atalhos, para também conseguir o que quer sem ir à luta.
            A disciplina dá sentido ao tempo porque ele é ocupado com prioridades que dão sentido à vida. Na disciplina do tempo até cabe o tempo para fazer nada. Encontro tempo para tudo sem ficar estressado. A vida torna-se mais leve e as vantagens trazem a alegria da vitória. A disciplina permite que eu seja dono das minhas escolhas e da minha própria vida.
            A disciplina favorece o meu autoconhecimento e me educa para dizer não quando for preciso. Sei o que posso e o que devo fazer dentro das minhas limitações. Não fico endividado porque sei até onde posso gastar e sou capaz de me controlar. Mantenho meu corpo sadio sem o risco da obesidade porque sou disciplinado na escolha de meus alimentos, bebidas e na sua quantidade.  Não fico estressado porque sei até onde posso assumir responsabilidades, conheço meus limites.
            A disciplina tem uma estreita ligação com a resiliência. Resiliência é a capacidade de superar obstáculos, resgatar um estado saudável com maior maturidade. Quem adquire o hábito da disciplina está mais preparado para enfrentar os obstáculos com menos desgaste, físico e emocional.
            No Amor Exigente a Exigência na disciplina tornou-se o seu 11º. Princípio. Ele mostra a metodologia de se libertar do amor tolerante ou negligente. Tenho medo de libertar-me da minha intolerância e negligência que nascem da minha insegurança.  
Vamos continuar a conversa? O que pensa você também? Diga sua opinião.


Nenhum comentário:

Postar um comentário