domingo, 23 de novembro de 2014

CONVERSANDO
22.  A EXIGÊNCIA NA DISCIPLINA EM FAMILIA

A aprendizagem da exigência na disciplina deve começar dentro de casa. Pais sábios educam seus filhos para a disciplina. É na criação e prática de bons hábitos repetitivos que nos educamos para a disciplina. A disciplina nos conduz para a qualidade de vida. A disciplina é um valor interior, que não se compra, mas é uma construção para toda a vida.
A disciplina ensina assumir com responsabilidade os deveres de casa.  A educação para a disciplina dispensa um ambiente rígido e a punição. No “face” da Associação para a Igualdade Parental e Direito dos Filhos de Portugal encontrei um quadro que bem demonstra como os filhos podem crescer em responsabilidade na família. O quadro distribui os deveres conforme faixa etária: Cada família pode e deve adapta-lo à sua realidade.
“ANOS
2 A 3 > Guardar os brinquedos; tirar seu prato da mesa; guardar os sapatos, limpar pequenas superfícies; pegar frutas e legumes na fruteira; por guardanapo na mesa; tirar a própria roupa.
4 A 5       > Arrumar a cama; por roupa na máquina; guardar roupas; ajudar por a mesa; tirar o pó; regar as plantas; separar o lixo.
6 A 8       > Lavar a louça; por e tirar a mesa; passar o aspirador; lavar o quintal; guardar as compras; pendurar a roupa no varal do chão.
9 A 11 > Preparar lanches rápidos; limpar os móveis; limpar os espelhos; cuidar dos animais domésticos e aves; ajudar no preparo do jantar; guardar louças; fazer lista do mercado.
12 A 14 > Limpar banheiros; Por roupa para lavar; passar pano no chão; cuidar dos irmãos menores; preparar pequenas refeições; fazer pequenas compras; separar contas a pagar.”.
15 para cima > (meu acréscimo) - Aprendiz profissional de algum trabalho na área desejada; o estudo não deve tornar-se uma desculpa para nada fazer; e o mais importante, o estudo não pode se tornar uma desculpa para ser dispensado da cooperação dentro de casa.
            Os filhos que crescem cooperando com os trabalhos da casa estão aprendendo uma das lições mais importantes de autonomia. Aprender trabalhar em equipe exige muita disciplina e forma o emocional. Os pais devem sentir-se orgulhosos. A criança vai sentir-se feliz de ser capaz de por sozinha a toalha na mesa, já, já será capaz de por os pratos. 
            Esta é a melhor maneira de acabar com o medo do trabalho infantil. Aqui se trata de educar a criança para o trabalho sem se tornar escrava.
            Na família os filhos aprenderão o que é prioridade no uso do tempo. Conforme a faixa etária a distribuição do tempo será diferenciada: para criança brincar; ao crescer, estudar e brincar; para o jovem estudar e aos poucos trabalhar para ter sua autonomia; para o adulto o trabalho; pensar também no direito do idoso de priorizar livremente suas escolhas.
            Na distribuição das atividades, a disciplina exige tempo para tudo conforme as prioridades de cada faixa etária. Todos nós precisamos de tempo para: as necessidades básicas: (alimentação, higiene pessoal e sono) trabalho, estudo, espiritualidade, convivência e lazer.
              Tempo para a convivência familiar; é importantíssimo. A sua importância será tão maior quanto menor for a quantidade. A convivência deve sobressair pela qualidade do respeito, da honestidade, da cooperação, da escuta, do humor e da ternura.  A convivência pode acontecer nas horas das refeições, nos fins do dia e das semanas, em lazer programado e em momentos familiares de espiritualidade.

Vamos continuar a conversa? O que pensa você também? Diga sua opinião.

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