sábado, 28 de abril de 2012


5-      ENCONTRANDO COM DEUS PELOS CAMINHOS DE JESUS
- NOVO MANDAMENTO

        Já no antigo testamento a sabedoria de Deus resumiu os 8 mandamentos do relacionamento humano (Êxodo 20,1-17) num único mandamento: (Levítico 19,18b)  . Ame o seu próximo como a si mesmo. Eu sou Javé. 19 Observem meus estatutos.
Ficou  registrada na memória dos apóstolos as três ocasiões em que perguntaram para Jesus: -Qual é o maior mandamento?;  -Qual é o primeiro mandamento?;  -O o que devo fazer para receber em herança a vida eterna?  A resposta que ficou registrada foi: . «O primeiro mandamento é este: Ouça, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor! 30 E ame ao Senhor seu Deus com todo o seu coração, com toda a sua alma, com todo o seu entendimento e com toda a sua força. 31 O segundo mandamento é este: Ame ao seu próximo como a si mesmo”. Mc 12,29-31)
Em cada ocasião Jesus fez uma diferente observação”:
- Em Mateus:  “O segundo é semelhante a esse... Toda a Lei e os Profetas dependem desses dois mandamentos.
- Em Marcos: “Não existe outro mandamento mais importante do que esses dois.»”
- Em Lucas: «Você respondeu certo. Faça isso, e viverá!»  (Mt.22,37: Mc.12,29; Lc25,25)
            Uma perguntinha que me incomoda, o mandamento poderia ser este: ame a si mesmo como ao seu próximo? Por que na ordem da afirmação o próximo veio em primeiro lugar? ... é apenas uma divagação.
            No meu entender, Jesus selou para sempre o nosso amor a Deus  ao amor do próximo.  A espiritualidade verdadeira é quando o amor que presto à Deus não me desvia do amor que devo prestar ao próximo, seja ele quem for. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário