terça-feira, 10 de agosto de 2021

COMO ACONTECE O PAGAMENTO PELO TRABALHO - 1

 

JESUS QUE EU CONHEÇO

22- COMO ACONTECE O  PAGAMENTO PELO TRABALHO  - 1

José Vanin Martins –

 

            Mateus e Lucas, com pequenas diferenças, registraram  a mesma fala de Jesus, sobre dois poderosos, que iam se ausentarem por algum tempo; em suas ausências os dois confiaram aos empregados  a administração de seus bens. Mateus diz: “o Reino de céu será como um homem que ia fazer uma viagem”; Em Lucas, essa fala, está logo depois da conversão de ZAQUEU (Lc 19,1-10) quando estava bem perto de Jerusalém e “eles pensavam que o reino de Deus ia aparecer logo”. (Lc 19,11)   

 Mateus, afirma que a administração foi confiada para três de seus empregados em proporções diferentes, conforme a capacidade de cada um: 5.000 moedas, 2.000 moedas e 1.000 moedas. (Mt 25,15); Lucas diz que a administração foi confiada para dez,  cada qual recebeu UMA MOEDA DE OURO e acrescenta que o povo o odiava, porque era um homem duro, que toma dos outros o que não é seu, e colhe o que não plantou. (Lc 19,21)

            No acerto de contas, Mateus registrou que os dois primeiros duplicaram o que tinham recebido, e foram recompensados. (Mt 25,20.22) Lucas registrou que o primeiro conseguiu 10 e o segundo, 5 (Lc 19,16.18) Mateus e Lucas afirmam que os que receberam menos, tiveram MEDO, não aumentaram o que tinham recebido. Os dois patrões tiveram a mesma atitude, tiraram o pouco que eles tinham guardado e entregam para quem já tinha lucrado mais.

            Mateus acrescenta que o empregado que não produziu perdeu o que tinha recebido e ainda foi castigado como empregado inútil (Mt 25,28-30) e Lucas constata que quem tem mais terá mais ainda e quem tem pouco ficará mais pobre ainda...e, quem não estiver de acordo, seja morto!

Na explicação clássica, muitos estudiosos afirmam que essa fala de Jesus, foi feita diretamente para os fariseus, que tinham a ideia de Deus ser carrasco que cobra todo cumprimento da Lei. Estariam os fariseus devolvendo para Deus, em dobro tudo que dele receberam?          

Fujo das interpretações teológicas. Vejo nessas duas constatações que Jesus simplesmente descreve a realidade de seu tempo que tem bastante semelhança com a nossa.

Lucas, coloca sua passagem logo depois do exemplo de Zaqueu, que convertido, deu metade de seus bens aos pobres e devolveria quatro vezes mais para aqueles de quem roubou. (Lc 19,1-10) As duas passagens, Mateus (Mt 25,14-30) e Lucas (Lc19,11-27) mostram o quanto Jesus conhece a realidade da exploração do trabalho, e usa da mesma para chamar atenção sobre os seguintes pontos: A)- Não nos iludamos o reino de Deus não vai acontecer enquanto houver exploração do trabalhador. B)- O trabalhador que “dá lucro”, recebe sempre mais; C)- O trabalhador que não der lucro será mandado embora. D)- Para acabar com o descontentamento os poderosos matam os revoltados.

Veremos depois em Mateus 20,1-16, o critério de Deus para o pagamento do trabalhador.

             

FICO A PENSAR:

1-      Até hoje, se não fosse o trabalho dos empregados, alguém ficaria muito rico?

2-      O patrão pode até se ausentar e pelo trabalho de seus empregados, o lucro continua aumentando.

3-      Chamo a atitude de Zaqueu, dar metade para os pobres e reconhecer que é ladrão e  devolver quatro vezes mais, como responsabilidade social. Como você vê

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário