quarta-feira, 7 de julho de 2021

2- TOMADA DE ATITUDE

 

26-  AMAR, O MELHOR CAMINHO – AMOR-EXIGENTE    José Vanin Martins

****************************************************************************************

SÉRIE  D-01  7º.  PRINCÍPIO:  2 –TOMAR  ATITUDE  GERA CRISE

AS MINHAS TOMADAS DE ATITUDES E A FAMILIA

VER –

1.      O meu casamento foi uma das tomadas de atitudes mais importante da minha vida, ou a mais importante. Tomei a atitude da vida a dois. Com a chegada dos filhos tudo muda. A vida pode ou tornar-se a vida de dois voltada toda para os filhos ou pode tornar-se um processo maravilhoso de aprendizagem de vida a três, a quatro... O espaço é pequeno, por maior que seja a casa. É um observando o outro, observando as atitudes do outro. Em casa já era assim, mas agora é diferente, vou morar com quem vem de outra família e não conhecia.

2.      E meus filhos? Desde o nascimento serão os primeiros observadores de como nos relacionamos. Se perceberem divergência, como ficarão? Tomarão partido? De que lado? Antes do casamento, o desejo era casar e ter a própria casa, a própria família. Agora que a temos, vamos repetir os defeitos ou apenas aprimorar as qualidades? A família é o primeiro laboratório do relacionamento humano. Este laboratório é para criar laços, laços de família, desejo de pertença e pode tornar-se espaço de semeaduras de espinhos.  

3.      O bom relacionamento pede que se semeie neste espaço atitudes de alegria, respeito, desejo do bem, partilha, superação, perdão, carinho, elogios e muita compreensão. No dia a dia, as coisas acontecem e sempre precisamos tomar atitudes para que estes valores se multipliquem. A casa é o lugar da melhor aprendizagem. Ninguém nasce com estes valores como também não nascemos com maus valores. A melhor das aprendizagem é admirar e declarar o bem que o outro faz. Saber agradecer. A espiritualidade é o azeite que alimenta estes valores.

4.      Quem trocaria um jardim por um terreno baldio, cheio de mato e espinhos? Nossos filhos se sentirão tão felizes num ambiente familiar, gostoso e alegre que farão da casa seu lugar privilegiado. Sempre é tempo de tomarmos novas atitudes, novos parâmetros. Marcar presença na vida da família em todos os momentos. Ouvir os sentimentos sem fazer julgamentos. Ninguém pode se responsabilizar pelos seus sentimentos.

 

 

AVALIAR

5.      Como estão sendo os relacionamentos dentro de casa?

Qual o relacionamento que mais contribui com a harmonia no lar? Cultivo?

O que posso melhorar no laboratório do relacionamento familiar?

 

AGIR

6.      - Tomar atitude de uma nova maneira de se relacionar é uma decisão.

- Errado é continuar agindo da mesma maneira e esperar resultados diferentes.

- Faça para o outro, o que gostaria que ele te fizesse. Mt 7,12

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário