terça-feira, 22 de junho de 2021

6º PRINCIPIO ÉTICO DO AMOR EXIGENTE

24-  AMAR, O MELHOR CAMINHO – AMOR-EXIGENTE    José Vanin Martins

*********************************************************************************************

SÉRIE  D-01  6º.  PRINCÍPIO ÉTICO: RELACIONAR-SE FRATERNA E RESPEITOSAMENTE COM OS PARTICIPANTES DOS GRUPOS DE AMOR-EXIGENTE

VER – VAMOS OBSERVAR AS PALAVRAS:

1.      RELACIONAR-SE, faz-me lembrar RELAR, tocar, sentir o outro. É um relar para criar LAÇOS; laços que apertam sem ferir, sem machucar e dão continuidade em todos os momentos e lugares.  O começo de tudo isso é dentro da própria família.

2.      FRATERNA, faz me lembrar FRATER, irmão, não só biológico, mas também e em especial, por escolha, por opção de vida. No amor-exigente, nós nos escolhemos e queremos viver como irmãos. TERNA, ternura, maciez, delicadeza que aqui começa e nunca acaba porque deve se tornar eterna.

3.      RESPEITOSAMENTE, faz me lembrar coisas do PEITO, sagrada; coisas do coração, do interior de cada pessoa; é uma das primeiras exigências para que todo relacionamento, toda amizade perdure para sempre. MENTE, no peito e na mente, na inteligência, na alma, na lembrança que permanece no espírito de maneira constante.

4.      PARTICIPANTES, faz me lembrar PARTE; sozinho não sou o todo; sou parte; preciso sempre ser inteiro e ser do outro que também é inteiro. PARTÍCIPE, quebrar o orgulho; sou coautor, sou coadjuvante. A sinfonia está completa quando conto com todos do GRUPO e me torno uma nota necessária dentro do GRUPO.

5.      AMOR-EXIGENTE, faz me lembrar sempre em primeiro lugar o AMOR para depois EXIGIR alicerçado em tudo que foi acima colocado.

AVALIAR:

- Em todos os lugares e situações crio laços de amor ou embaraços, desencontros?

- Em meus comportamentos coloco a magia da ternura, da mansidão para não machucar?

- Meu comportamento cria um lar, uma sociedade de irmãos ou de concorrentes?

AGIR:

- Corrigir os defeitos de relacionamentos dentro e fora de casa.

- Sentir-se sempre parte e não o dono ou o responsável por tudo.

 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário