sexta-feira, 18 de junho de 2021

13- NASCE UM SONHO

 LEMBRANÇAS E REFLEXÕES José Vanin Martins – Abril 2021

13- NASCE UM SONHO

Como metodologia de trabalho propus o mesmo modo de trabalhar no PJ e em NI. Cada qual teria um conselho administrativo e pastoral com pessoas eleitas pela comunidade; as decisões seriam sempre tomadas nas assembleias mensais em cada uma das sedes da paróquia.
Lembro-me de alguns nomes dos responsáveis por esses conselhos;
No Pereira Jordão, as famílias dos irmãos do Antônio Roque, do Kuriyama, do Jovino Pereira do João Matilde, do Casonato, Moretti, e muitos outros. Peço desculpa por não me lembrar dos nomes de todos.
Nova Independência já tinha sua Igreja, dedicada ao Senhor do Bom Fim. Tomaram a responsabilidade pelo conselho: os seguintes animadores que ficaram na minha lembrança: Moacir Carbone, Famílias: Marim, Lima, Spazapan, Ferrari, Bezerra, Pereira, Nenê Jurema, ...
Com apoio desses conselhos sentia-me reforçado para o trabalho pastoral e social.
Para a formação (evangelização) animava a reunião semanal de estudos da bíblia para formar os animadores das comunidades, tanto jovens como adultos. Com os demais membros voluntários, responsáveis pelos diferentes serviços: catequese, liturgia, zeladores, visitadores, havia uma reunião mensal. Cada comunidade realizava semanalmente uma reunião para o estudo da bíblia e encaminhamento de suas atividades. Não haveria cursos de batismo ou de preparação para o casamento; a exigência era ser membro de uma das comunidades. Não haveria cobrança de nenhuma taxa sobre a missa ou sacramentos. Não me envolveria na administração financeira da paróquia. Como dízimo, para quem pudesse e quisesse foi proposta a contribuição 1% do salário.
Os jovens se organizaram dentro de cada comunidade com suas reuniões semanais, abordando na sequência, os seguintes temas de estudos: a- estudo da bíblia; b. preparação para o mundo do trabalho; c. formação afetiva e as quartas semanas eram para a “xacrinha”, organização do lazer. Em cada semestre tinham um encontro de formação, de dois ou três dias, com todos os participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário