terça-feira, 29 de junho de 2021

1- EU E MINHAS TOMADAS DE ATITUDES

 

25-  AMAR, O MELHOR CAMINHO – AMOR-EXIGENTE    José Vanin Martins

****************************************************************************************

SÉRIE  D-01  7º.  PRINCÍPIO:  1 –TOMAR  ATITUDE GERA CRISE

EU E MINHAS TOMADAS DE ATITUDES

VER –

1.      Tomar atitude, tomar decisão. Acostumei ser pai/mãe, sem me preparar para tal responsabilidade. Pareceu-me a coisa mais normal do mundo. Até que fui confrontado e percebi que já não tinha mais autoridade alguma. Meu filho não se deixava mais conduzir pelas minhas orientações e nem pelos meus exemplos. Olhei para meu comportamento e fiz as mudanças que julguei necessárias... e, descobri teria que TOMAR ATITUDE para ser coerente com o meu modo de pensar e agir. A atitude poderia até provocar alguma crise, mas quero ter a consciência tranquila.

2.      É a nossa atitude no início de uma tarefa difícil, que, mais do que qualquer outra coisa, vai afetar o seu resultado bem sucedido. – William James É uma tarefa difícil tomar atitude, principalmente no início. A primeira dificuldade é o medo de perder o amor do outro, a confiança do outro. Fico paralisado e a situação só piora. Nada muda se não mudo por primeiro. Serei positivos e claro: é por amor, por decisão para o bem que estou agindo.

3.      Preciso deixar de lado os sentimentos negativos. Sentimentos, pensamentos, medos e angústias interferem na tomada de atitude. Tenho que ser realista: é uma vida que está em jogo. A vida de quem mais amo. A minha própria vida está em jogo. O medo só agrava a situação. É preciso vislumbrar o resultado positivo. Foi esta maneira medrosa que permitiu a situação chegar a este ponto. Agora é hora de agir diferente. É hora de tomar atitude.

4.      Deixo muitas vezes de tomar atitude por medo da reação do outro. Passa despercebido quantas vezes o outro só toma atitudes erradas porque sabe que não farei nada. É hora de decisão. Posso até provocar uma crise. Mas a crise fará que eu CRIE novas maneiras de agir em benefício próprio. Vou pensar também no meu próprio bem e esta atitude será benéfica para o outro.  Está na hora do outro tomar sua própria cruz. Ele é capaz de fazer escolhas melhores e é bom que ele se sinta acreditado.

 

5.      AVALIAR

Sei olhar de maneira confiante e positiva as pessoas com quem convivo? Como vejo meus filhos?

Qual a motivação que determina o meu modo de tratar as pessoas? Os meus filhos?

Não posso controlar o que o outro me faz, mas posso controlar o que faço com o outro. Como este pensamento pode influenciar o processo educativo?

 

6.      AGIR

Vou readquirir a minha autoridade, o meu sim, será sim e o meu não será não Mt 5,37. Pensar antes de decidir e falar.

Pensar positivo. Amar é decidir fazer sempre o bem para si e para o outro.

Quando faço o bem, vou colher o bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário