segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

PADRE CASADO NÃO É "CONTAMINOSO" -7

PADRE CASADO NÃO É “CONTAMINOSO” - 7

José Vanin Martins – Janeiro 2020

 

A visão e compreensão deturpada, viciante e sexista de Gênesis continua até hoje influenciando as autoridades da igreja. É uma visão que vincula o prazer sexual ao conceito de pecado, alimentando a inferioridade da mulher, roubando-lhe seus direitos e sua submissão ao homem. Chegam ao absurdo de considerarem a menstruação  (Lev 15,19-20)  como causa de sua impureza e inferioridade; naquela época dos patriarcas,, sem os recursos e compreensão da medicina, era uma lei de proteção da mulher contra o abuso dos homens.

           Hoje a Igreja mudou um pouco seu discurso e não a sua prática. Como então se explicar a resistência para aceitar a ordenação das mulheres ou dos casados?

           O modo viciante de ver a mulher foi reforçada por alguns célebres teólogos:

1- Tertuliano (160-220 dC): “Tu não sabes que és Eva... Tu és a porta do diabo... Tu és aquela que, por primeiro, violou a lei divina; tu és aquela que persuadiu aquele que o diabo não foi capaz de atacar; quão facilmente fizeste cair o homem, a imagem de Deus; pela pena por ti merecida, isto é, a morte, até mesmo o filho de Deus teve que morrer”  

2-. São João Crisóstomo (347-407 d.C.): “A mulher é o princípio do pecado e, por causa dela, todos nós morremos. O beato Paulo diz: ‘Adão não foi enganado, foi a mulher que, enganada, cometeu a transgressão’. Não foi talvez por isso que o sábio disse: ‘Qualquer maldade é pequena quando comparada com a maldade da mulher’?”

3- Santo Agostinho (354-430): “Um ser ocasional e acidental, a mulher.... - É através da mulher que nos foi enviada a destruição; é através da mulher também que nos foi enviado o parto... - Nascemos entre os excrementos e a urina”.

4- Leão Magno (440-461 d.C.): “Não sabes que és mulher e que, através das mulheres, o inimigo combate os santos?”

5- Pedro Lombardo (1100- 1160): “A mulher é a própria sensualidade, que é bem representada por ela, já que, na fêmea, ela predomina por natureza”.

6- São Tomás de Aquino (1225-1274): A gravidez não é mais do que a tumefação (inchação) do útero.

            Vamos conversar com os padres para conhecer o pensamento deles. Por que não fazem um clamor que chegue até os bispos e o papa reforçando a necessidade da dispensa do celibato e de gênero para seus servidores consagrados. O celibato como livre escolha seria mais respeitado e valorizado.

 

 

 


Um comentário:

  1. Eva pecou sim mais nem por isso nós mulheres que viemos ao mundo anos depois do acontecimento do pecado de Eva teremos que pagar por um pecado que não é nosso,é somente de Eva.
    Que culpa eu tenho de menstruar para dizer que somos amaldiçoados, pois é através da menstruação que ovulamos para engravidar e assim dar continuidade no crescimento da humanidade. Tudo foi feito por Deus, até mesmo a sexualidade e o prazer.

    ResponderExcluir