quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

PADRE CASADO NÃO É CONTAMINOSO - 3

PADRE CASADO NÃO É “CONTAMINOSO” - 3

José Vanin Martins – Janeiro 20201

 

            -Por que a Igreja exige o celibato para quem quer ser padre? Permitindo a dispensa do celibato, a Igreja aceitaria ordenar também as mulheres?

            A igreja e qualquer estudioso da Bíblia sabe que a proibição do casamento para quem quer ser padre, seja homem ou mulher, não encontra um fundamento bíblico. Vejamos:

a-. Jesus escolheu Pedro que era casado para ser seu apóstolo e confiou que ele cuidasse do rebanho depois de sua morte (Mt 3,14; 16,18-19; Jo 21,15-19).

b- Em nenhum lugar dos Evangelhos Jesus exigiu o celibato de seus seguidores, exigiu sim, o desapego do dinheiro (Mt. 10,7-10; 19,16-22).  

            Jesus, amou o Jovem rico (Mc 10,21), e também dele exigiu o desapego da riqueza. Nesse momento, Pedro pergunta: -e nós que tudo deixamos, o que vamos receber?  - Jesus responde:  «Eu garanto a vocês: quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e da Boa Notícia, vai receber cem vezes mais. Agora, durante esta vida, vai receber casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, junto com perseguições. E, no mundo futuro, vai receber a vida eterna (Mt 19,29; Mc 10,2930).

 É de se admirar e parabenizar os que tem a vocação para o celibato: “esse ensino não é para todos, mas somente para aqueles a quem Deus tem dado ...não se casam por causa do Reino do Céu” (Mt 19,10-12). A vocação do padre dispensa o celibato, mas não dispensa o desapego da riqueza. E o que vemos?

A Igreja exige o celibato, porque se estruturou numa cultura do machismo que prevalece até hoje. Mesmo sem ter uma fundamentação bíblica, desrespeita até a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Fecha os olhos para as palavras de Paulo, que diz: “...De fato, vocês todos são filhos de Deus pela fé em Jesus Cristo...- Não há mais diferença entre judeu e grego, entre escravo e homem livre, entre homem e mulher, pois todos vocês são um só em Jesus Cristo”.

Colabore estudando, pesquisando e questionando padres e leigos sobre o celibato; creio que é do interesse do próprio Jesus que nenhuma pessoa seja discriminada, seja homem ou mulher. Vamos tentar aprofundar o assunto.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário