sexta-feira, 6 de novembro de 2020

SER CATÓLICO OU SER CRISTÃO

 

SER CATÓLICO OU SER CRISTÃO?

José Vanin Martins – Nov 2020

 

                    Seja Papa, Bispo, Padre, Leigo ou..., todos devemos ser cristãos. Por incrível que pareça, muitas e muitas vezes, a igreja católica, atrapalhou quem quis ser cristão. O que ela queria e defendia é que todos fossem católicos, apostólicos e “romanos”.

            Ser católico é ser fundamentalista; a igreja falou e tudo está encerrado. Na minha infância e juventude e em muitos momentos da minha vida como padre celibatário, por ordem da igreja, e não de Jesus Cristo, confesso que fui mais católico do que cristão.

            Segundo relata Lucas no livro dos Atos dos Apóstolos, foi em Antioquia que os discípulos receberam pela primeira vez, o nome de “cristãos” (At 11,26)

                    Pela qual prática foram reconhecidos como cristãos? Pela prática do amor:-

1.      A perseverança em ouvir os ensinamentos dos apóstolos que davam testemunho da RESSURREIÇAO DO SENHOR JESUS.

2.     A unidade entre os participantes, a comunhão fraterna; era um só coração e uma só alma;

3.     O desapego- Ninguém considerava propriedade particular as coisas que possuía;

4.      A partilha- Eram unidos e colocavam em comum todas as coisas;

5.     A compaixão- Vendiam suas propriedades e seus bens e repartiam o dinheiro entre todos, conforme a necessidade de cada um;

6.      A amizade- Nas casas partiam o pão, tomando o alimento com alegria e simplicidade de coração;

7.      O louvor – a oração -Louvavam a Deus;

 

   POR ESSE MODO DE VIVER:                                                                                                        

8.      Eram estimados por todo o povo;

9.      E todos eles gozavam de grande aceitação;

10.   A cada dia o Senhor acrescentava à comunidade outras pessoas que iam aceitando a salvação;

(At 2,42-47; 4,32-35)

            Ontem as pessoas que fizeram essa prática foram chamadas de cristãos, hoje são chamados de comunistas, esquerdistas e falsos católicos, até mesmo o Papa Francisco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário