terça-feira, 17 de novembro de 2020

O JESUS QUE EU CONHEÇO

JESUS QUE EU CONHEÇO

1.     MARIA E JOSÉ, EDUCADORES DE JESUS (b)

José Vanin Martins – Nov- 2020

 

            Maria e José educaram Jesus para a liberdade e vontade de conhecimento das Escrituras. Jesus, com seus pais, adquiriu o costume de ir à Sinagoga todos os sábados onde se estudava as Escrituras. (1)  Foi por isso que Jesus com apenas 12 anos, sem pedir licença para seus pais, ficou em Jerusalém para ver e ouvir o que os sacerdotes do templo ensinavam. Chegou até fazer algumas perguntas. Depois de três dias o encontraram conversando com os doutores da Lei, Maria não ficou fazendo perguntas, nem lhe puxou a orelha; só lhe falou da aflição que ela e José ficaram. Sendo Jesus, um filho muito especial para ela, guardava em seu coração, tantas perguntas, que só Deus poderia responder. Maria e José souberam confiar e dar a Jesus toda liberdade necessária para viver, crescer e seguir a sua vocação. Com seus pais Jesus era obediente e aprendeu obedecer o PAI DO CÉU. (2)      

Para Maria não tinha tempo ruim, quando se tratava de servir. Mesmo quando estava numa festa, ficava atenta para as necessidades da casa. Foi ela quem percebeu, no casamento de Caná da Galiléia a preocupação dos donos da casa com a falta do vinho. Não teve dúvidas, pediu a Jesus que desse um jeito. Foi a pedido dela, mesmo fora de hora, que Jesus fez seu primeiro milagre.  (3)

            A longevidade no tempo de Jesus era de 40 anos. José deve ter morrido com 38-40 anos. Jesus aos 19(+-) assume sua profissão e a exerceu por mais 11 anos. (4) Maria apoiou Jesus, como carpinteiro e como RABI = MESTRE, (5) vocação/profissão só reconhecida a partir dos 30 anos. (+-) Maria sempre acompanhou Jesus, até quando ele é crucificado e morto, estava aos pés da cruz. Antes de morrer Jesus cuida de sua mãe, oferecendo lhe João como filho e pedindo que ele cuide dela, como sua Mãe. João tornou-se assim o protótipo de todos os que aceitam Maria como mãe. (6)

            No meu imaginário, com a morte de José, Jesus assumiu a profissão do pai para sustentar Maria e a família; a família consistia seus irmãos (primos?), como ficou registrado na Bíblia, (7) que seriam menores de idade;(?) esse seria o motivo de ter começado a sua profissão de Rabino aos 30 anos.

FICO A PENSAR: (1) (Lc 4,16) (2)  Lc 2,41-51; (3) Jo 9,1-14;    (4) (Mt 13,55; Mc 6,3;    (5) Jo 1,38.49; 3,2.26; 6,25;   (6) Jo 19,25-27; (7) Mt 12,47-50; 13,55-56; Jo 7,3-10; 20,17)

1.     No orgulho que Jesus tinha de seus pais e de como aproveitou o exemplo deles para alimentar seu amor, força e coragem. Mãe e filho unidos até o fim.

2.     Que orgulho e exemplo oferecemos para nossos filhos?


Nenhum comentário:

Postar um comentário