quarta-feira, 15 de julho de 2020


LEMBRANÇAS QUE CHEGAM 
OS QUADRADOS DA VIDA (1)
José Vanin Martins – julho 2020

            É tempo de COVID-19. Tenho muito tempo para usar. Acordei às 02,30hs e quando me dei, já estava pensando. O pensamento levava-me a pensar nos quadrados da vida, no presente e no passado...mas principalmente em mim mesmo.
            Penso que sempre vivi num quadrado. Na minha primeira infância vivi longe de tudo que fosse parente. Não tive a convivência com avós, tios e primos. Meus pais, quando tinha 5 meses de nascido, em Vera Cruz, Sp. saíram de perto de todos os parentes e se mudaram para Andradina, SP., mais de 300 km, distante de tudo e de todos os parentes. Não havia comunicação, nem por asfalto, muito menos por telefone. Era a busca pela sobrevivência e por uma vida melhor.
Cresci em Andradina no quadrado de um quintal. Alguns poucos meninos da vizinhança, podiam brincar no grande quintal de minha casa..., mas eu não podia sair fora do quintal. Por que? Não sei, só sei que minha mãe não me deixava. Tenho a minha irmã CONCEIÇÃO, três anos mais velha que ainda hoje se lembra dos cuidados que tinha comigo, mas não me lembro de ficar brincando com ela. Somos os dois sobreviventes de seis irmãos.
Quando me dei conta, com dose anos, sai do quadrado do quintal de minha casa e entrei no quadrado do seminário menor, em Lins, SP, distante 200km. de Andradina. A minha intenção foi estudar para ser padre. No quadrado do seminário menor, aprendi ter cuidado com as “panelinhas”, os pequenos grupos de amizades..., e essa aprendizagem valeu para os treze anos que vivi nos outros dois quadrados, Seminário Maior de Belo Horizonte, (filosofia) por três anos e Seminário Maior de São Paulo por quatro anos.
            Como padre, aprendi viver no quadrado da Paróquia, conviver com todas as pessoas e ter o cuidado para não me fixar com nenhuma.
            Agora, casado, perto dos meus oitenta anos, no quadrado de minha casa, em plena covid-19, vendo cada um de meus filhos e amigos, vivendo no quadrado de suas casas, vieram à minha lembrança, os muitos quadrados de minha vida. e, hoje concluo que viver em quadrados, só mesmo por necessidade da própria vida.

BRASA QUENTE NA FOGUEIRA DA CONVERSAÇÃO
EMAIL: vanin19@gmail.com FONE (062) 3095 1675 -9 8247 6118


           

Nenhum comentário:

Postar um comentário