sexta-feira, 29 de maio de 2020


INQUIETAÇÕES E LEMBRANÇAS
José Vanin Martins – Maio 2020

1.      RETRATOS DA VIDA
 Foi no dia 16/01 que publiquei minhas últimas “inquietações e lembranças”, escritas em novembro. Terminei escrevendo que não me lembrava das datas. Nesse mês de maio, obrigado pela quarentena, revirei meu “baú das lembranças”, e encontrei um diário que anotava todas as datas, dia a dia, dos passos que dei. Fiquei muito feliz com o reencontro do meu passado.
Agora, posso fazer algumas correções e dizer as datas mais acertadas. O primeiro galpão foi batizado no dia 27/09 com o nome de “BAMBULINA”; foi todo construído de bambu e coberto de folhas de sapés. A Bambulina nos serviu até dia 23 de dezembro para celebrações, reuniões e quase todas as noites de sábado, até 24/12, organizaram quermesses. A primeira foi no domingo de 28 de setembro.
,.  No dia 24/12, com mais de 500 pessoas, foi inaugurado o Salão de madeira, material da demolição de um dormitório da barragem de Urubupungá.  O chão, ainda era de terra batida O material teve um preço simbólico de $3.000,00 reais.  
A Capela da qual escrevi na publicação do 16/01, só começou a ser construída na frente do Salão em 21/10/70 e sua inauguração inacabada foi no sábado do dia 12/12/1.970.
Nova Independência, constituída como município em 1964, sua população não chegava a 2000, sendo apenas umas 600 pessoas na parte urbana.  Foi declarada como a segunda sede da paróquia. Seu Padroeiro: Nosso Senhor do Bom Fim.
Em NI. morava MOACIR CARBONE, solteiro, o único farmacêutico da cidade. Profissional competente, era considerado o médico do Município. Atendia a população, em sua farmácia e morava nos fundos dela, em quatro cômodos de madeira, ligados à farmácia; Era na casa dele que eu me hospedava nos três dias da semana que ficava em NI. O Moacir, CRISTÃO, em todo o sentido da palavra, com o carisma de liderança, já era e continuou sendo o responsável por todo o andamento da paróquia, até o dia em que transferiu sua farmácia para Castilho, onde se casou. Foi uma grande perda.
São lembranças que foram acompanhadas de inquietações, e muitas!

BRASA QUENTE NA FOGUEIRA DA CONVERSAÇÃO
EMAIL: vanin19@gmail.com FONE (062) 3095 1675





Nenhum comentário:

Postar um comentário