segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020


DEUS AMA OS RICOS (4)
José Vanin Martins – Fev. 2020

      Ficou registrada mais de uma vez a motivação que leva Jesus querer saciar a fome do povo.
1.      “Em Mateus 15,32 lemos: Jesus chamou seus discípulos, e disse: «Tenho compaixão dessa multidão, porque já faz três dias que está comigo, e não tem nada para comer. Não quero mandá-los embora sem comer, para que não desmaiem pelo caminho.»
2.      Marcos 6,34 registrou: “Quando saiu da barca, Jesus viu uma grande multidão e teve compaixão, porque eles estavam como ovelhas sem pastor”.
Marcos 8,1-3 registrou também: “Naqueles dias, havia de novo uma grande multidão e não tinham o que comer. Jesus chamou os discípulos e disse: 2 «Tenho compaixão dessa multidão, porque já faz três dias que está comigo e não têm nada para comer”. 3 Se eu os mandar para casa. sem comer, vão desmaiar pelo caminho, porque muitos deles vieram de longe».
Jesus tem COMPAIXÃO das pessoas que passam fome e não quer que elas desmaiem pelo caminho. O que fazer?
3.      Dar de comer para tanta gente parecia ser impossível. Estavam no deserto, longe de qualquer cidade, não tinham o dinheiro suficiente para a compra de tantos pães e já era tarde.  O mais prático era mandar o povo embora. “Assim eles podem ir aos povoados e campos vizinhos para procurar alojamento e comida, porque estamos num lugar deserto.»
4.       Com todas estas dificuldades Jesus desafia seus apóstolos. Para Mateus, Marcos, Lucas e João ficaram profundamente tocados com a ordem de JESUS: «ELES NÃO PRECISAM IR EMBORA”. VOCÊS É QUE TÊM DE LHES DAR DE COMER.».
5.       João ficou com lembrança que Jesus estava os testando  A solução não estava no dinheiro, como pensara Filipe: «Nem meio ano de salário bastaria para dar um pedaço para cada um.».
6.      Na busca de solução: a) Jesus disse: «QUANTOS PÃES VOCÊS TÊM? VÂO VER. ELES FORAM VER E DISSERAM: - “TEMOS CINCO PÃES E DOIS PEIXES.” Numa outra lembrança de Marcos, Mateus e João registraram que eram sete pães e dois peixes. MAS, O QUE É ISSO PARA TANTA GENTE?»
                                                     b) Jesus manda organizar o povo: «Falem para o povo sentar no chão, em grupos de mais ou menos cinquenta pessoas”.
                                                      c) Jesus consegue com o povo organizado multiplicar a vontade da partilha. Entre eles; haviam tantos pães e peixes que deu para alimentar mais de quatro mil homens, sem contar as mulheres e as crianças ainda sobraram sete cestos.
Não houve exagero nas lembranças e sim a certeza que o alimento existe e, o povo precisa ser organizado. Já está passando da hora, de os cristãos, praticarem a ordem de Jesus: “VOCÊS É QUE TÊM DE LHES DAR DE COMER.»
            A lembrança desta ordem, ficou bem gravada, por seis vezes:   Mt 14,13-21 e 15,32-39;  Mc 6,30-44 e Mc 8,1-10; Lc 9,10-17; João 6,1-14.

BRASA QUENTE NA FOGUEIRA DA CONVERSAÇÃO
EMAIL: vanin19@gmail.com FONE (062) 3095 1675
BLOGGER: vaninmartins.blogspot.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário