domingo, 26 de janeiro de 2020


PARA QUE CHEGAR AOS  80  -  02
PARA OS COMPANHEIROS DE CAMINHADA DE ONTEM E DE HOJE
José Vanin Martins – Jan. 2020

            No retrovisor vejo a Igreja do tempo do Concílio, toda cheia de esperança, de portas abertas, de compromisso solidário. A Igreja do Concílio não foi compreendida pelos poderosos e mesmo por boa parte do clero que queria manter uma Igreja fechada, descomprometida. A Igreja teve a coragem de ficar do lado dos oprimidos, enfrentando o golpe militar. Estaria a Igreja esquecendo se do sagrado, do sobrenatural, de salvar almas?
            Ontem com os novos papas que vieram depois de João XXIII, cada um foi colocando um freio cada vez maior, uma armadilha cada vez mais espiritualizada, para tirar o compromisso social da Igreja e ficar apenas com a parte religiosa e sacramental. Houve um grande retrocesso e eles acreditavam que teriam posto a Igreja no seu verdadeiro eixo, no seu verdadeiro caminho: falar de Deus, fazer caridade e salvar almas. Os pobres e oprimidos ficaram cada vez mais marginalizados.
Hoje quero olhar para frente, para o futuro, mas tenho dificuldades. Vejo o grande esforço, a grande luta do Papa Francisco, mas a estrutura pesada do passado e os interesses da “tranquilidade” do presente emperram a caminhada.
Hoje vejo os dois maiores gargalos para a construção do plano de Deus. O primeiro a riqueza do poder; Usurpam do poder em nome de Deus para manterem a situação como está, de dar só aos homens celibatários o “poder dos sacramentos”. Em pleno século XX, nega na prática o valor sagrado do casamento e o reconhecimento da mulher. Fecham os olhos para Jesus que nomeou Pedro, casado, como servidor dos apóstolos e da Igreja que nascia e escolheu Maria Madalena, como a primeira testemunha de sua ressurreição.
O segundo gargalo é deturpar o evangelho e a verdadeira pessoa de Jesus Cristo, o Deus feito homem. Jesus teve toda uma vida dedicada aos marginalizados e a coragem de denunciar a cobiça, pelo dinheiro e poder, de todas as autoridades, especialmente as religiosas. “Engaiolam” Jesus em ricas Igrejas com os sacrários dourados.  O dinheiro, ontem e sempre, continua sendo o Deus de todos os que podem.
Companheiros de ontem e de hoje vamos conhecer melhor Jesus e a sua proposta.
BRASA QUENTE NA FOGUEIRA DA CONVERSAÇÃO
LEMBRANÇAS, CRENÇAS, COBRANÇAS, ESPERANÇAS E MUDANÇAS.
EMAIL: vanin19@gmail.com FONE (062) 3095 1675
BLOGGER: vaninmartins.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário