quinta-feira, 16 de janeiro de 2020


INQUIETAÇÕES E LEMBRANÇAS
José Vanin Martins – Novembro 2019
,
1.    3-  O SALÃO (GALPÃO) QUE VEIO DA BARRAGEM    
Por quanto tempo ficaríamos nesta situação de ter a sede da paróquia num espaço coberto com folhas de coqueiro? Podia até ser romântico, mas não era tão funcional. Não tinha e não tenho costume de registros com fotos... Mas tenho saudades.
A barragem como chamava, a construção da Usina elétrica de Urubupungá já estava no fim. Estava desmantelando os muitos galpões que serviram na construção para alojamentos dos trabalhadores e outras finalidades. Meu irmão Padre Vicente que bem se relacionava com os engenheiros e a direção da construção da usina pleiteou e conseguiu a doação do material de um destes galpões para o salão-igreja da nova paróquia. As tesouras dos galpões vieram montadas.
Precisaríamos dos esteios para a sustentação. Ainda foi graças ao meu irmão que os esteios de aroeira foram doados pelo gerente da Fazenda do Estado. Tudo que veio da Usina foi reaproveitado: madeiramento, ripas, os vitros, telhas e pouco a pouco o grande salão foi aparecendo. Foi feito o piso, a parte elétrica tudo à toque de caixa. Aquilo que demoraria anos... Em pouco tempo tornou se realidade, Separada, mas emendada ao salão foi construída uma pequena capela de oração, onde ficava o sacrário e cabiam umas quinze pessoas. Na porta da capela foi dependurada uma placa de madeira na qual para quem entrava estava escrito: AQUI SE ENTRA PARA ADORAR A DEUS e do lado de dentro para quem saia estava escrito: DAQUI SE SAI PARA AMAR O IRMÃO.
No centro da parede atrás do altar foi colocada uma linda imagem de madeira de JESUS, O BOM PASTOR, especialmente confeccionada para a capela, como presente das irmãs da família Silva e, na lateral,  uma pequena imagem, também de madeira, réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida, que era de minha mãe.
Quando aconteceu a inauguração? Já não me lembro da data, mas no “LIVRO DO TOMBO” que está na Paróquia tem tudo registrado. Será que alguém registrou com uma fotografia?

BRASA QUENTE NA FOGUEIRA DA CONVERSAÇÃO
EMAIL: vanin19@gmail.com FONE (062) 3095 1675




Nenhum comentário:

Postar um comentário