quinta-feira, 9 de janeiro de 2020


INQUIETAÇÕES E LEMBRANÇAS
José Vanin Martins – Novembro 2019
,
1.      BROTA A SEMENTE
Suaram de tanto trabalhar. Creio que alguns, por um tempo, esqueceram se até do dia a dia profissional para se dedicarem na criação da nova paróquia.
Logo descobriram a família de um japonês que estava vendendo parte de sua chácara. O local, na rua S. Sebastião era bem adequado. “Viraram-se nos trinta”, com      o ”livro de ouro”, com “pede daqui, pede dali”, conseguiram o dinheiro necessário para a compra do terreno.
Construção do salão?  Nem pensar. De baixo de uma grande mangueira, ergueram um galpão sem paredes, coberto de palha de coqueiro. Já era início das chuvas; uma coisa era certa, precisava ser muita chuva para molhar dentro. Para mostrar que ali era a sede da nova paróquia arrumaram também um cruzeiro que foi fincado e alicerçado na frente do terreno. Teria alguém registrado com uma foto este momento?!
Não lembro bem, mas parece-me que alguns bancos antigos da Paróquia N. S. das Graças foram doados para um bom início. Para evitar a poeira o chão foi forrado com muita palha de arroz.
No dia marcado veio o senhor Bispo e instalou a nova paróquia. Primeiro à noite, num sábado, em Nova Independência e no dia seguinte domingo, no refeitório do Asilo São Vicente de Paula foi criada e instalada a paróquia JESUS BOM PASTOR no Pereira Jordão. Depois de instalada, todos se dirigiram à sua sede, o salão de palha  e o cruzeiro foi abençoado.
Por alguns meses, na parte da tarde ficava lá no galpão lendo e esperando para uma conversa as pessoas que me procuravam. De início as missas eram celebradas sábado à tarde numa das capelas rurais, à noite em Nova Independência e no domingo pela manhã e à tarde no Pereira Jordão.  

BRASA QUENTE NA FOGUEIRA DA CONVERSAÇÃO
EMAIL: vanin19@gmail.com FONE (062) 3095 1675




Nenhum comentário:

Postar um comentário