segunda-feira, 6 de janeiro de 2020



FÉ E CIDADANIA – 02  TEMPO DOS REIS   José Vanin Martins   
07-   REINADO DO REI SAUL

Quando leio a Bíblia, chama-me a atenção à história nela contada. É a história de um povo, que chamamos Povo de Deus, com seus chefes de famílias, governantes (ora chamados como reis, ora como pastores), sacerdotes, juízes, sábios e principalmente o povo empobrecido, não por vontade de Deus e sim pela injustiça dos maus governantes, maus juízes e maus sacerdotes que permitem a injustiça social, o acúmulo dos bens por parte de poucos.
Saul foi o REI escolhido por Deus 1sam 9,15-17; 10,1 e, pelo povo 1sam 10,2024. Reinou por vinte anos. Tinha um temperamento depressivo 1Sam 16,14-23 e, Davi, hábil tocador de lira foi chamado para reanimar o rei. Foi neste tempo que Davi também sobressaiu pela sua sabedoria na derrota dos inimigos, tornando-se o principal comandante do exército e conquistou uma profunda amizade com Jônatas, filho de Saul 1Sam 17 e 18.
Os filisteus provocaram uma guerra contra Israel que agora tinha como comandante ISBAAL. Davi abandonara o exército de Israel, porque Saul, por inveja, queria mata-lo 1Sam 27,1-4.  Saul teve medo de enfrentar os filisteus. Chegou pedir a uma necromante que invocasse por Samuel para ver se deveria ir ou não para guerra 1Sam 28,3-25. Com este medo Saul foge e é perseguido. Para não morrer nas mãos dos filisteus, Saul se suicidou 1Sam 31,1-5.
Em Cronicas 10, ficou registrado: “13 Saul morreu por ter sido infiel a Javé: não seguiu a ordem de Javé e foi consultar uma mulher que invocava os mortos, 14 em vez de consultar a Javé”. Então Javé o entregou à morte e passou o reinado para Davi, filho de Jessé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário