quinta-feira, 24 de outubro de 2019


POBRES  E  RICOS  - 3
COMO O POBRE DEVE SER TRATADO.?
José Vanin Martins – outubro 2019

Os profetas  de Deus foram mais ousados na denúncia das injustiças e, por isto sempre perseguidos. Sinto-me sempre questionado pelo que eles dizem:-
1.      Os ricos prosperam com a exploração,(Miq 6,12).  Suas casas estão cheias de coisas roubadas  (Jer  5,27).
2.      Chegam ao ponto de se esquecerem do justo, por causa do dinheiro; tentam ganhar o pobre dando COMO  presente um par de sandálias, pisoteiam os fracos e desviam o caminho dos pobres (Amós 2,6);
3.       Exploram os necessitados e pobres através do comércio, falsificando as balanças, vendendo o refugo do trigo, tentam comprar o apoio dos pobres com presentes baratos e com dinheiro   (Amós 8,4-6).   
4.      É com esta roubalheira que eles juntam casa com casa (exploração imobiliária) e emendam campo a campo, (latifúndio) até se tornarem donos de tudo  (Is 5,8) .
5.       Conseguem leis injustas contra os pobres, roubando e prejudicando ainda mais as viúvas e os órfãos. (Is 10,1-3).
6.      Denuncia a prática religiosa quando acompanhada de injustiças e esquecimento do pobre. Is 1,10-17
Só citei algumas das centenas de denuncia que eles fizeram. Todos os profetas apresentam Deus como amigo dos empobrecidos e sempre advertindo os ricos e os poderosos dos poderes civil, religioso, jurídico...para a desgraça que causam sobre a terra.
Com os olhos dos profetas posso fazer uma leitura da atual situação do Brasil. Não bastasse a exploração diária no mundo do trabalho, principalmente  braçal, ainda compram legisladores para modificarem a lei da previdência, a lei trabalhista, para não perderem nenhum centavo. Querem ganhar mais ainda, tirando do trabalhador, o seu maior lucro. E já naquele tempo usavam dos sacerdotes do templo para abençoarem a roubalheira.
Onde estão os profetas de hoje?

Nenhum comentário:

Postar um comentário