segunda-feira, 16 de setembro de 2019


ACEITAR X RESIGNAR X SUPORTAR.
José Vanin Martins – Setembro 2019
            Temos que suportar este calorão, e ainda é inverno. Fica-nos a esperança da primavera que já está se revestindo de flores, cores, perfumes e da infinidade de borboletas, as primeiras apreciadoras desta bela natureza.
            Com sua inteligência o homem inventou a geladeira, o ar condicionado, os ventiladores, os humidificadores, os climatiza dores, os sorvetes... e, assim fica mais fácil suportar o calorão. Os mais empobrecidos resignam-se com a sombra das árvores e quando possível os banhos nas águas de rios e córregos. Teriam os que aceitam sem reclamação?
            Aceitar, resignar ou suportar a dor das feridas d´alma? Ou simplesmente reclamar e blasfemar? A ciência, a psiquiatria, a psicologia tem algum remédio para esta dor que mata? Existe solução para a morte? Até Jesus sentiu esta tristeza da morte (Mt 26,38). Nestas horas é bom ter amigos por perto.  É tão forte esta tristeza, que ele até se sentiu abandonado por  Deus, seu Pai  (Mt 27,46).
            Jesus foi humano como nós. Nesta hora sentimo-nos abandonados por todos, até por Deus. Deus não nos condena. Como sair desta? A lição vem do próprio Jesus, a única solução é fazer a vontade do Pai, mesmo quando Ele não nos livra da morte, ai mais do que nunca é entregar, devolver a nossa vida ou a vida de nosso filho nas mãos do Pai (Lc 23,46).   
Para Jesus não foi resignação, muito menos porque não suportou mais, mas foi uma ACEITAÇÃO porque sabia que tinha feito de tudo para fazer a VONTADE DO PAI e a vontade do PAI é que todos tenham vida e vida em abundância (Jo 10,10)  e que ninguém se perca (João 6,39). Tenhamos cuidado porque: “O ladrão (a droga) só vem para roubar, matar e destruir.”.
Em horas difíceis, de aflição a tentação de tudo abandonar é muito forte. Assim estavam os discípulos. Jesus quer que estejamos acordados, levantados e orando para buscar uma solução. Não podemos cair na tentação de ficar parados. É preciso se levantar (Mt 22,36)  e, acreditar na RESSURREIÇÃO.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário