sexta-feira, 9 de agosto de 2019


INQUIETAÇÕES E LEMBRANÇAS
José Vanin Martins – Agosto 2019

1-      AS DUAS MANEIRAS DE SER PADRE
A)     À maneira antiga
Quando me ordenei, embora o CONCÍLIO já estivesse no seu final, aprendi ser padre ainda na maneira antiga, mas com alguma tintura de uma nova igreja, isto em janeiro de 1.966. Já completei 50 anos de padre, bodas de ouro. Não teve as festividades normais para um padre celibatário. Foi só na solidão dos pensamentos e recordações.
Ainda ordenei-me padre com uma missão: LEVAR TODAS AS ALMAS PARA O CÉU. Como foi prazeroso este trabalho no começo de minha vida. Havia muita gratificação. Era não só respeitado, mas até venerado, elogiado, paparicado...  ainda mais, “moderno”. Sempre gostei de me vestir como todas as pessoas se vestem. Já comecei ser padre sem precisar usar a batina. Eram os ventos do concílio soprando para arejar as velhas estruturas.
No evangelho Jesus me ensinou: “8 Quanto a vocês, nunca se deixem chamar mestre, pois um só é o Mestre de vocês, e todos vocês são irmãos. 9 Na terra, não chamem a ninguém Pai, pois um só é o Pai de vocês, aquele que está no céu. 10 Não deixem que os outros chamem vocês líderes, pois um só é o Líder de vocês: o Messias. 11 Pelo contrário, o maior de vocês deve ser aquele que serve a vocês. 12 Quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado Mt 23,8-12 
Pedia que me chamassem simplesmente de Vanin, e nada mais, nada de padre ou reverendo ou pastor. Simplesmente Vanin... e, assim eles me chamavam. Minha missão era de serviço para levar todos para o céu.
             
BRASA QUENTE NA FOGUEIRA DA CONVERSAÇÃO
EMAIL: vanin19@gmail.com FONE (062) 3095 1675



Nenhum comentário:

Postar um comentário