domingo, 23 de junho de 2019

TEOLOGIA 8 - OS PASSOS PARA SE CHEGAR AO SACERDÓCIO
José Vanin Martins – junho 2019

Os primeiros quatro degraus, chamados de ordens menores, normalmente, eram conferidos um depois do outro, com intervalo de pequeno espaço de tempo.
1. Ostiário= porteiro, tomar conta das chaves da Igreja; abrir e fechar as portas e também tocar o sino;
2. Leitor= direito de ler a bíblias nas cerimônias e dar catecismo; Recebi estas duas primeiras ordens no dia 08 de junho de 1963.
3. Exorcista= poder de expulsar os demônios;
4. Acólito = ajudar o padre nas celebrações da missa (coroinhas). Estas duas, últimas ordens menores recebi no dia 22 de fevereiro de 1964.
As duas segundas ordens maiores receberam em 1965 no quarto ano da teologia.
5. Subdiaconato = é a primeira das três ordens sagradas maiores, embora não seja parte, imediatamente inferior à de diácono. Sua função é assistir o celebrante nas missas cantadas, sendo responsável pela preparação dos vasos sagrados, pelo pão e vinho da missa, pela mistura da água no cálice e pelo canto da bíblia antes do evangelho. Tinha o direito e obrigação de nas celebrações, igual aos celebrantes, usar a alva que significa a inocência da vida, o cíngulo ({cordão com que amarra a alva na cintura} a castidade; o emito, (espécie de um grande guardanapo que se amarra no pescoço) a firmeza da fé;
6. DIACONATO= significa uma pessoa que serve e ajuda a igreja, no serviço da caridade, principalmente dos mais empobrecidos. Recebi no dia 19 de dezembro de 1965.
7. ORDENAÇÃO SACERDOTAL, a minha aconteceu no dia 12 de fevereiro de 1966, em ANDRADINA.

Depois destas informações teóricas e factuais continuarei em breve relatar algumas lembranças que me ficaram gravadas do tempo do curso da teologia

BRASA QUENTE NA FOGUEIRA DA CONVERSAÇÃO
EMAIL: vanin19@gmail.com FONE (062) 3095 1675


BLOGGER: vaninmartins.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário