sábado, 9 de março de 2019


LEMBRANÇAS, CRENÇAS, COBRANÇAS, ESPERANÇAS E MUDANÇAS 
FILOSOFIA – 1- AGORA TENHO MEU QUARTO
José Vanin Martins –  2019

            Fui fazer a filosofia em Belo Horizonte-MG no bairro da Gameleira. A primeira lembrança que me vem, é o tamanho enorme do prédio. Lá funcionava a teologia, a filosofia e uma vaga lembrança também me diz que funcionava ainda o seminário menor. Vários pavilhões formando um grande quadrado e no centro estava a biblioteca. Cada curso tinha sua própria capela e vida própria. Nada se misturava.
            Já na filosofia cada seminarista tinha seu próprio quarto. A janela do meu quarto dava para a área da fazenda. Era um luxo: cama, escrivaninha com pequena estante, cadeira, pequeno guarda roupa, moringa para água. O que mais queria? Minha família me deu a primeira máquina de escrever. Não me importava que fosse usada. Fiquei mais do que feliz.   
            Já estamos em 1959, depois da morte do PAPA PIO XII em 1958 que governou a igreja por 19 anos. Até esta data a Igreja era como uma pedra solene, austera e imexível. Em outubro-1958, JOÃO XXIII foi eleito papa.  É o Papa da bondade, do sorriso, da abertura. Todos respiram aliviados e esperançosos. Já em 1959 anuncia o Concílio que só terá início em 1.962
            Fiz toda filosofia (1959 a 1961) respirando novos ares de esperança dentro da Igreja. Novo clima respirei em Minas, onde o verde das montanhas me encantava e creio que fortaleceram minha saúde. A área do seminário era uma fazenda. Tínhamos leite puro e até mel. Não faltava a manteiga.
            No terreno do seminário havia também um convento de freiras que assumia a responsabilidade pela cozinha e pela saúde. Era a presença feminina que se fazia presente no nosso mundo só de homens.   Respirava um clima de paz.
            Lembro-me também que alguns da filosofia invejavam os da teologia por usarem batina.

BRASA QUENTE NA FOGUEIRA DA CONVERSAÇÃO
EMAIL: vanin19@gmail.com FONE (062) 3095 1675
BLOGGER: vaninmartins.blogspot.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário