domingo, 10 de março de 2019


A QUARESMA – 2.019
José Vanin Martins – Março 2019

            Ontem, acompanhado do meu amigo Antônio fomos à Missa. É o primeiro domingo da quaresma. O passado tornou-se presente. Leituras do antigo e novo testamento.  Foi proclamado; “‘Meu pai era um arameu errante, que desceu ao Egito com um punhado de gente e ali viveu como estrangeiro. Ali se tornou um povo grande, forte e numeroso. 6Os egípcios nos maltrataram e oprimiram, impondo-nos uma dura escravidão. Dt 26,4-6”. Esta lembrança me fez viajar.
            Não sou historiador, mas não me lembro de outro povo que tenha a lembrança de sua história com tantos detalhes como o povo judeu. Passaram tudo que passou; ficaram sem pátria, novamente e expulsos pelos países do mundo como “arameus errantes”, reconquistaram sua terra e nela se agarram com unhas e dentes.
            A história é de mil anos ou é de agora! É dentro desta história que há também um judeu, JESUS, que se rebelou contra o entendimento que os doutores da lei apresentavam ao povo.
            A história dos judeus, a sua história, é para ser UM SINAL da universalidade da misericórdia de Deus. SINAL da comunhão universal de toda a humanidade. SINAL DE PAZ que só nasce da JUSTIÇA, onde o AMOR determina todo RESPEITO E PARTILHA.
            Este sinal foi compreendido como loucura e como loucura condenado numa cruz.
            Hoje este SINAL continua vivo. Muitos creem nele. Buscam a unidade, constroem a partilha, querem a igualdade. Outros ainda fazem dele um falso sinal de salvação e em seu nome ganham status e enriquecimento ilícito. É QUARESMA.


BRASA QUENTE NA FOGUEIRA DA CONVERSAÇÃO
EMAIL: vanin19@gmail.com FONE (062) 3095 1675
BLOGGER: vaninmartins.blogspot.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário