domingo, 17 de fevereiro de 2019


LEMBRANÇAS, CRENÇAS, COBRANÇAS, ESPERANÇAS E MUDANÇAS 
16- O PULMÃO QUE NÃO PARA
José Vanin Martins – fevereiro 2019

            Já no último ano do seminário menor, terminando o colegial, novamente o pulmão deu sinal de perigo. Desta vez não foi um novo pnemotorax natural. Agora, segundo os médicos tive uma condensação dos hílos pulmonares. Sei lá o que é isto. Desta vez o tratamento aconteceu no seminário mesmo.
            Por estes problemas pulmonares fui aconselhado fazer a filosofia em Belo Horizonte-MG, onde o clima era mais propício para a minha saúde.
            Gostei da proposta, não só por isto. Indo para S.Paulo teria que usar a batina. Em Belo Horizonte os filósofos ainda não usavam a batina. Sempre tive dificuldade de me ver vestido como uma pessoa comum. Para que a batina?
            Uma lembrança do Seminário Menor. No refeitório, sempre encontrávamos a mesa preparada com xícaras, pratos e talheres para o café da manhã e da tarde, o almoço e o jantar. Todas as refeições e também o leite eram colocados numa roda (igual ás lojas que vendem bebida 24 horas). De cada mesa saia um responsável designado para buscar tudo lá na roda. Depois igualmente de cada refeição, primeiro as comidas que sobravam e depois o que tinha sido usado era levado para a roda. Algum funcionário lá de dentro punha e tirava o que fosse necessário.
            No café da manhã, alguns mais privilegiados pelo poder econômico, compravam tody ou manteiga. Quando generosos dividiam com os que estavam mais perto... os demais comiam apenas com os olhos. A comida sempre foi farta, mas com pouca variedade. Nos cafés pão e leite. Havia também o costume de vez em sempre na primeira hora do almoço alguém ficar lendo um livro, normalmente, história de santo, enquanto comíamos em silêncio.  A alegria de todos é quando a leitura terminava e a conversa era liberada.
            Durante os meus dois últimos anos, chegavam dos Estados Unidos, ajuda da Igreja americana, umas barras de requeijão amarelo e leite em pó. Os cafés ficaram bem melhores.

BRASA QUENTE NA FOGUEIRA DA CONVERSAÇÃO
EMAIL: vanin19@gmail.com FONE (062) 3095 1675
BLOGUER: vaninmartins.blogspot.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário