quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019


LEMBRANÇAS, CRENÇAS, COBRANÇAS, ESPERANÇAS E MUDANÇAS 
15- AS PANELINHAS NOS RECREIOS
José Vanin Martins – fevereiro 2019

            Outra lembrança que me ficou gravada é a das “panelinhas”. Éramos orientados para que no recreio não formássemos panelinhas. O diretor de disciplina, e o diretor espiritual explicavam: PANELINHA era ficarem sempre juntas as mesmas pessoas. Devíamos ter amizade com todos. Devíamos ter cuidado em não passar o recreio sempre com os mesmos. Até mesmo, quando possível num mesmo recreio deveríamos mudar de companheiros.
            Existiam, os “dedos duros” que iam logo contar quando, a partir da compreensão deles, um grupinho estava criando uma panelinha.
            Hoje, distante, percebo que era a preocupação em evitar o possível “homossexualismo” entre os seminaristas. Do outro lado, quanto isto impedia, para que se criassem verdadeiras amizades.   
            Havia também gozação por parte de alguns. Venham participar de nossa panelinha que está aberta, diziam, de um modo provocativo, convidando algum “dedo duro” que se deixasse revelar.
            Creio que se tornou uma medida ineficiente para um ambiente totalmente masculino, onde a única presença feminina eram as imagens de Nossa Senhora e de alguma santa colocadas no altar.
            Até mesmo, quando alguns tinham o privilégio de receber visita dos familiares, estes não passavam da sala de visitas. Se quisessem, ver o que se passava lá dentro, só se fosse uma olhada pela janela da sala.
            Contato com o mundo feminino só nas férias.
                   

BRASA QUENTE NA FOGUEIRA DA CONVERSAÇÃO
EMAIL: vanin19@gmail.com FONE (062) 3095 1675
BLOGUER: vaninmartins.blogspot.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário