sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019


LEMBRANÇAS, CRENÇAS, COBRANÇAS, ESPERANÇAS E MUDANÇAS 
12- AS QUINTAS FEIRAS
José Vanin Martins – fevereiro 2019
               Não sei como ainda é hoje. Mas nos anos em que estudei no seminário tínhamos a mordomia de não ter aulas nas 5ª. s feiras. Sempre havia alguma novidade, alguma atividade para ser feita. Uma delas, principalmente nas 5ª. s feiras foi furar um grande buraco para o lixo. O buraco depois de pronto deveria ter 4 x 3 de diâmetro e dois de fundura. Os alunos maiores, das séries mais avançadas eram os escalados. A terra era levada de carriola por uns 50 metros para o aterro final do novo campo de futebol.
            Corria pelos ouvidos que lá era um bom lugar para quem tinha o vício de fumar. Cavando o buraco era possível dar umas “tragadinhas”. 
            Chegou a minha vez. Peguei numa das carriolas e como todos quis também que minha carriola fosse bem cheia. Foi um ano depois da minha aventura na piscina. Andei uns 10 metros e parei. Novamente uma pontada no pulmão alertou-me que esta tarefa não era para mim. Não me sobrou tempo para averiguar a verdade dos fatos sobre os fumantes. Novo pneumotórax natural.
            Por sorte, novamente era fim de ano. Voltei para a casa um pouco antes de iniciar as férias. Fiquei feliz, toda a mordomia do tratamento iria se repetir.
            O novo diretor de disciplina que substituiu meu irmão logo no segundo ano era um fumante inveterado. Conhecedor das dificuldades do viciado permitia que alguns fumassem uma ou duas vezes por dia no seu quarto. Ainda bem que nunca tive curiosidade de por um cigarro na boca. O meu pulmão não iria suportar.

BRASA QUENTE NA FOGUEIRA DA CONVERSAÇÃO
EMAIL: vanin19@gmail.com FONE (062) 3095 1675
BLOGUER: vaninmartins.blogspot.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário