sábado, 9 de fevereiro de 2019


FÉ E CIDADANIA – 25   José Vanin Martins
10º- NÃO COBIÇAR AS COISAS ALHEIAS.

            Chegamos ao décimo mandamento. Este mandamento é atualizadíssimo. Hoje a cobiça em nome da coisa alheia se dá debaixo do manto do desenvolvimento da indústria, do agro negócio, da mineração, da pecuária do comércio e de tantos outros grandes capitais protegidos de mil maneiras para lucrarem em cima do trabalho do operário do campo ou da cidade.
            Condições de segurança, valores das horas trabalhadas, participação no lucro da empresa, não se pensa. Com toda certeza estão cobiçando tudo o que é devido ao trabalhador. Cobiçam o que há de mais precioso: sua saúde e o bem estar de sua família. A grande maioria dos salários está bem longe de cumprirem a sua função constitucional: “Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:
IV - salário mínimo, fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim;”.
            O mais triste, porque é promulgado por lei, e todos se calam. Até mesmo as vozes proféticas, poucas se levantam contra tão grande e comum injustiça. Toda pequena “injustiça” dos “ladrões de galinha”, esta sim merece os rigores da lei: cadeia nele.



BRASA QUENTE NA FOGUEIRA DA CONVERSAÇÃO
EMAIL: vanin19@gmail.com FONE (062) 3095 1675
BLOGUER: vaninmartins.blogspot.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário