quarta-feira, 23 de janeiro de 2019


LEMBRANÇAS, CRENÇAS, COBRANÇAS, ESPERANÇAS E MUDANÇAS  
07- DEFEITOS DE ESTIMAÇÃO
José Vanin Martins – janeiro 2019

            Você tem alguma defeito de estimação? Eu tenho. Que defeito é este? É aquele que me acompanha desde a infância. Quanto mais antigo, mais difícil de larga-lo. Por que nos acompanha? Não sei a explicação.
            Um dos meus defeitos é de “mexer” com as pessoas, de querer “chamar atenção das pessoas”. No meu segundo ano do primário tinha um companheiro de classe da cor negra que se chamava JOÃO BRITO. Ele queria que o chamássemos de JOÃO. Eu, porém, dizia: Vem CA-BRITO. Ele ficava com raiva, não me atendia e ainda me ameaçava. “Inocentemente” eu dizia: mas seu nome não é Brito? – Um dia na saída da escola, o JOÃO BRITO no meio de toda criançada me deu uma surra dizendo: agora você vai saber quem é o cabrito.
            Outro fato aconteceu ainda na Paróquia. Sempre, da calçada, abanava a mão para todos que passavam de carro e dizia alguma coisa. Certa vez chamei da calçada, um motorista de barbeiro. Ele ouviu, ficou zangado, parou o carro e veio pedir-me satisfação. Com educação pedi-lhe desculpa, mas ele não estava disposto a desculpar. Precisou dos amigos “deixa disto” para que ele se afastasse sem me agredir.  
            A lição não me serviu. Cresci mexendo com as pessoas. Dois exemplos, 1. Quando encontro-me com uma pessoa gorda costumo dizer: “EIS AGORA UMA PESSOA DE PESO”.   Minha esposa pacientemente me corrige, mas ainda não sarei de tudo. 2. Mania de fazer rima a partir dos nomes. Tenho uma grande amiga que se chama ANITA. Ao vê-la pela primeira vez, brincando falei: “Anita cabrita”.  Ela com muita educação e carinho propôs: Preferia que você me dissesse: “ANITA BONITA”, rima muito mais.
            Quanto que o Vanin precisa crescer e melhorar, já perto dos oitenta anos!


BRASA QUENTE NA FOGUEIRA DA CONVERSAÇÃO
EMAIL: vanin19@gmail.com FONE (062) 3095 1675
BLOGUER: vaninmartins.blogspot.combr


Nenhum comentário:

Postar um comentário