sexta-feira, 1 de setembro de 2017

27-  AMAR, O MELHOR CAMINHO – AMOR-EXIGENTE    José Vanin Martins
****************************************************************************************
SÉRIE  D-01  9º.  PRINCÍPIO:  1 –NA COMUNIDADE, AS FAMÍLIAS PRECISAM DAR E RECEBER APOIO.  – PRINCÍPIO APOIADOR
PRINCIPIO COM ENFOQUE EU
VER –
1.     A realidade do individualismo está crescendo como erva daninha. Vizinho não conhece seu vizinho. Moram num mesmo prédio e se desconhecem. Moram na mesma quadra e não se encontram. Nas reuniões do condomínio, das associações de bairro é grande a ausência dos moradores. Nas reuniões da escola, dificilmente acontece uma grande presença de pais. Até mesmo na Igreja tornou-se possível a participação anônima; Consigo entrar e sair sem me encontrar com alguém e, creio que me encontrei com Deus. O que está acontecendo?
2.     Medo, inércia, falta de tempo, egoísmo, individualismo, autossuficiência, tudo isto se soma, para explicar o esvaziamento dos grupos de apoio. Foge-se do grupo como o diabo foge da cruz! Tudo isto vai na contra mão do cristianismo, do evangelho. Prevendo esta dificuldade de se reunir, Jesus valorizou tanto o grupo que afirmou: “19 E lhes digo ainda mais: se dois de vocês na terra estiverem de acordo sobre qualquer coisa que queiram pedir, isso lhes será concedido por meu Pai que está no céu. 20 Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou aí no meio deles. Mt 18,19-20».
3.     Indo na contra mão do comportamento individualista, Jesus começa seu trabalho, primeiro formando seu grupo de doze amigos (Mc 3,13-19) e depois amplia para setenta e dois (Lc 10,1-12). Educar filhos é uma tarefa complexa que acontece melhor quando o processo é feito dentro de um grupo de apoio. Hoje, diria, que necessariamente, é preciso que os pais reúnam-se em grupos, voltados para a educação dos filhos, para que tudo possa dar certo.
4.     Há uma soma de vários fatores que nos induzem ao individualismo. Até mesmo, o celular, que deveria ser um meio de aproximação, tornou-se um motivador do isolamento. As pessoas se isolam, se escondem dispensando o gosto do abraço e o aperto de mão. Tudo acontece às distâncias. A tv. com seus  entretenimentos (novelas, notícias, esporte, cultos, missas, variedades...) dispensam qualquer saída de casa. Tudo está ao nosso alcance.   O afeto murchou. Este isolamento acontece não só entre as famílias, mas dentro da própria casa, onde cada um se basta com o seu aparelho de mão, ou cada um com a sua própria tv. dentro do próprio quarto.

5.     AVALIAR -
Até onde sinto me isolado e individualista?
Até onde em minha favoreço o isolamento entre os próprios membros?
Quais os argumentos que uso para não participar de grupos?
Como explico a minha ausência para as diferentes reuniões: (de pais, do condomínio, da Igreja...)

6.     AGIR -
Tornar-me um exemplo de apoio dentro de minha família.
Tornar-me um exemplo de apoio diferenciado para cada membro da família.
Participar das reuniões no condomínio, na escola e Igreja quando convocado.

Ver, que apoio posso dar no Grupo Amor Exigente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário