sábado, 17 de junho de 2017

PRINCÍPIOS ÉTICOS DO AE
6º. SER FIEL, HONESTO E VERDADEIRO NA VIVÊNCIA E NA TRANSMISSÃO DO AMOR-EXIGENTE.  – José Vanin Martins
VER
            SER FIEL, honesto e verdadeiro são três virtudes irmãs que se somam e se completam e se encontram na pessoa que é justa. O justo é fiel, honesto e verdadeiro. Todo voluntário do amor-exigente é uma pessoa que se esforça para ser justa.
            Ser fiel é um adjetivo de dois gêneros: homem fiel, mulher fiel. A fidelidade cabe tanto ao homem como à mulher. Dentro do “fiel” está a LEI, LEAL. É leal com seus compromissos, é leal com seus amigos, cumpre o que fala. Nele se pode confiar.
            No amor-exigente ele confia nos seus princípios básicos, ele é fiel no cumprimento destes princípios, como também é fiel no apoio que dele precisarem. É fiel no sigilo, sabe ser respeitoso.
            SER HONESTO é ser honrado. Honrado pelo bem que pratica e não pela titularidade. É ser íntegro, sem segundas intenções, sem malícia. Está acima das convenções sociais No seu agir não cabe a fraude, a mentira e o engano.
            Ser honesto contradiz com toda corrupção. Ele é integro em seu caráter, não se deixa corromper. Na prática dos doze princípios básicos do Amor-exigente ele encontra tudo que é necessário para construção do homem e do mundo novo.
            SER VERDADEIRO na fidelidade e na honestidade. O que aceito como verdadeiro? Neste momento onde tantos valores parecem desacreditados, ainda assim, devo ser fiel e honesto e verdadeiro. É um desafio expresso por Rui Barbosa: “que de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantar-se o poder nas mãos dos maus, o homem chega a rir-se da honra. Desanimar-se de justiça e ter vergonha de ser honesto. 29 de jun. de 2011”.
            Para o voluntário do amor-exigente não existe o dilema, devo ou não ser justo diante de tanta mentira e injustiça. Somos fiéis seguidores daquele que se propôs como caminho, verdade e vida.
            Na TRANSMISSÃO DO AMOR-EXIGENTE sabemos que é um amor que não se acomoda. É um amor que exige, é um amor incondicional que exige até a doação da própria vida, para nos tornarmos discípulos do único que foi FIEL, HONESTO E VERDADEIRO. Ele nos deixou o mandamento: “12 O meu mandamento é este: amem-se uns aos outros, assim como eu amei vocês. 13 Não existe amor maior do que dar a vida pelos amigos. 14 Vocês são meus amigos, se fizerem o que eu estou mandando Jo 15,12-14.
AVALIAR
    - Podemos desculpar-nos de seguir os valores éticos quando nos deparamos com os limites de nossos recursos pessoais, emocionais ou financeiros.
   - Ser fiel, honesto e verdadeiro diante da dependência química de nossos filhos exige aceitação da doença e não aceitação dos comportamentos inadequados. Como vivemos estes valores na compreensão desta doença?
AGIR

   - SER FIRME na vivência desta verdade: MEU FILHO EU TE AMO MAS NÃO ACEITO SEUS COMPORTAMENTOS ERRADOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário