quinta-feira, 18 de maio de 2017

QUERO FALAR DE ESPERANÇA
José Vanin Martins.  17/05/2017

            Quero falar de esperança. Falar de esperança que a vida pode ser bem melhor e será. Foi a esperança quem alimentou minha caminhada. Como esperei a transformação social e eclesial. Esperei esperançando para que acontecesse. Numa primeira avaliação pode parecer que tudo foi em vão.
            Lutei pela reforma agrária, pela reforma do direito de moradia, pela reforma da educação, pela reforma política. Lutei pela reforma eclesial, pelas comunidades de base, pela evangelização na e da igreja. Lutei pela qualidade de vida da família e dos jovens fora e dentro do sistema prisional. Seriam lutas contra moinhos de ventos?
                        Nesta esperança e luta, sei que alguns plantaram as sementes na terra que se se tornaram suas. Sei que alguns dormem hoje sossegados na casa sobre o terreno que lhes são próprios. Sei que muitos descobriram o gosto pelos estudos e hoje se orgulham com o diploma, fruto do sacrifício que fizeram. Sei que alguns com garra e suor lutaram pelo sonho de uma política nova e do povo e hoje, constrangidos pela decepção, não se envergonham de terem lutado, pois sabem que estavam certos. Sei de muitos que dentro ou fora das estruturas religiosas descobriram que ser cristão é ser profeta, onde quer que estejam e persistem nesta difícil missão. Sei de algumas famílias e jovens que reencontrando a esperança hoje vivem na alegria da sobriedade.     
Agora no começo ou final da terceira idade, o tempo, só Deus sabe, vejo que lutar não foi em vão. Foi a esperança e a luta que me fizeram caminhar, foi a esperança e a luta que me alimentaram e deram sentido ao meu viver. Hoje, alimentando-me de esperança, desafio, os jovens de ontem e os jovens de hoje, para redescobrirmos um novo jeito de lutar e avançar e de ser Igreja hoje, fiel ao modo de viver de JESUS.

Terra Prometida, Igreja Povo de Deus, é uma utopia tão grande, que não cabe dentro de uma única geração. Mas na soma de cada geração que se sucede, o mundo vai se humanizando em meio a todas as contradições. Uma certeza, os fracassos passam. Só a semente do AMOR E DA JUSTIÇA permanece para sempre. A vida é terna, é ternura e será ETERNA. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário