sexta-feira, 14 de abril de 2017

É TEMPO DE PÁSCOA (2)
Jesus, não é um coitado, É O RESSUSCITADO

            Ontem e ainda hoje em muitas Igrejas o culto a Jesus Crucificado, morto na cruz pelos nossos pecados, é ressaltado com muita intensidade. Até nas missas e nas ceias, em muitas Igrejas é mais lembrada o poder de sua morte do que de sua ressurreição. É sua morte quem nos deu o direito à vida eterna.
            Volto para a BÍBLIA e leio que é o AMOR DE DEUS, quem nos salva. Já no Antigo Testamento, em meio a tantas culturas que falam da vingança de seus Deuses vai sendo introduzida a compreensão que o DEUS DE ISRAEL é compassivo, cheio de misericórdia e que sua ira não dura para sempre. O Salmo 116 (114 e 115) nos faz esta lembrança de como Deus é compassivo. Noemi, a mulher de fé, sogra de Rute professa a crença nesta misericórdia de Deus:  “Javé, que não deixa de ter misericórdia pelos vivos e pelos mortos”  Rute 2,20  . . A certeza da misericórdia de Deus foi semente plantada no coração de Israel e Jesus lamenta que não foi compreendida pelas autoridades religiosas de seu tempo (Mateus 12,6-8).
            Antes que chegasse o dia de sua morte Jesus expressou o seu desejo de comer esta ceia pascal (Lc 22,15-18). Muito mais que celebrar sua morte na cruz Jesus já quis celebrar a vitória do amor que ressuscita. Refeição é lugar de alegria, de festa, de vitória.  A cruz é a manifestação da explosão do amor de Deus. Sua morte na cruz é a confirmação de que todos já estão salvos, os que vieram antes e os que viriam depois. A salvação é para todos, os daquele  presente: “ hoje mesmo você estará comigo no Paraíso” Lc 23, 43; os de antes,  “ Os túmulos se abriram e muitos santos falecidos ressuscitaram Mt 27,52”; e, para os de todos os tempos: «Pai, perdoa-lhes! Eles não sabem o que estão fazendo! Lc 23,34».
            A festa da Páscoa era a celebração da alegria dos Judeus pela sua libertação da escravidão do Egito. A Páscoa de hoje é a celebração da alegria dos cristãos pela certeza do AMOR  de DEUS que salva a todos. De quem AMA recebemos o mandamento de também amar como ELE amou. O AMOR É A SALVAÇÃO DO MUNDO.
            Ainda falta alguma coisa?


Nenhum comentário:

Postar um comentário