domingo, 19 de março de 2017

ASSIM COMPREENDO A FALA DE MEU DEUS
4.      ISMAEL, O FILHO REJEITADO (Gen. 16-25)
José Vanin Martins – 

            Pela cultura da época era permitido que o homem tivesse filho com a sua escrava. Foi Sara, a própria mulher de Abraão, que era estéril, quem tomou iniciativa de oferecer a sua escrava para “assim por meio dela eu possa, ter filhos Gn 16,2.” Abraão concordou com o plano, aceitando Agar como sua concubina. Teve relações com ela que ficou grávida. Por motivo de ciúmes, Sara maltratou tanto Agar que ela fugiu... e, depois acabou voltando para casa, na crença que esta era a vontade de Deus.  Abraão e Sara a aceitaram de volta. Nasceu o filho de Agar que recebeu o nome de Ismael.
            Com o nascimento de Ismael cresceu ainda mais os desentendimentos de Sara com Agar. Sara também, por um milagre de Deus, em sua velhice gerou ISAQUE.  Sara aumentou sua inveja de Ismael, por ele ser também herdeiro.
A pedido de SARA, mesmo contrariado, mas acreditando ser a vontade de Deus, a salvação da unidade de seu casamento, mandou que AGAR e O FILHO fossem embora.  Abraão, na sua fé, acreditou que Deus não abandonaria seu filho e, ainda mais, faria dele também uma grande nação Gen 21,13.18.
            ISMAEL veio a se casar com uma egípcia e teve doze filhos Gen 25-12-15. Deus não desamparou ISMAEL e foi fiel à promessa dele se tornar uma grande nação. É dele que nasce a grande descendência ÁRABE e a fé dos MULÇUMANOS.

            O meu Deus quer o bem de todos os povos. Ele conhece a raiz de todas as raças e origens e sabe compreender as motivações de cada decisão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário