domingo, 19 de fevereiro de 2017

MINHAS REFLEXÕES DE DOMINGO
2- A PRIMEIRA FALA DE DEUS
José Vanin Martins
Segundo a fé cristã, judaica e islâmica a primeira fala de Deus foi na OBRA DA CRIAÇÃO: E DEUS DISSE que haja a luz, e Deus disse haja as águas e o firmamento, e Deus disse haja a terra com toda sua vegetação, e Deus disse haja o sol e a lua, e Deus disse haja os peixes e animais e Deus disse haja os seres humanos que serão parecidos como Nós, falou Deus. Foi uma obra pensada, amada e graduada de modo evolutivo.
Neste linguajar narrativo, mítico, criativo, poético e sagrado já encontramos o primeiro sinal de um mistério. O mistério que Deus não é só, havia alguém com ELE. Este mistério se percebe quando Deus disse haja os seres humanos que serão parecidos como nós. Nós quem? Na minha fé cristã pessoal, ouso dizer que uma PESSOA é o ESPÍRITO que se movia por cima das águas e a outra PESSOA é O FILHO, A PALAVRA DO PAI que ainda não se tinha feito carne na PESSOA DE JESUS.
Três coisas me chamam atenção.
- Primeira: a admiração DEUS pela sua obra. Por seis vezes repete: E DEUS VIU O QUE HAVIA FEITO ERA MUITO BOM.
- Segunda: Deus só não achou bom que o homem vivesse sozinho e disse: “Não é bom que o homem viva sozinho. Vou fazer para ele alguém que o ajude como se fosse a sua outra metade. ELE os criou homem e mulher Gen 2,18. Homem e mulher na busca da unidade, tornam-se três ao gerarem o filho e aí se assemelham mais com Deus.
 - Terceira: Deus que confiou aos humanos o domínio sobre toda obra da criação, criou no sétimo dia, o DIA DO ÓCIO, O DIA DO DESCANSO, O DIA DA ADMIRAÇÃO. É preciso que se tenha tempo para a admiração daquilo que criamos. A família, como família, precisa ter o seu dia de descanso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário