domingo, 14 de agosto de 2016

PENSAMENTO QUE NÃO PARA
TRÊS GERAÇÕES DE PAIS

            Sou avô. Neste dia dos Pais pensei no meu pai, pensei em mim e nos pais de meus netos. Minha infância e juventude aconteceram nas décadas de 1.940 e 1.950.  São apenas 76 anos passados. As coisas mudaram, a sociedade mudou e a educação mais ainda.
            Meus pais e os pais daquela época não tiveram dificuldades na educação de nós filhos. Tudo conspirava a favor deles. A mesma linguagem deles era a da escola e a da Igreja. Não havia a “mídia educativa”.  Eles não precisavam procurar argumentos. O exemplo do trabalho, da honestidade, da religiosidade ou espiritualidade bastava. Suas ordens não eram questionadas. “Eta mundo bom” era aquele.
            Foi tudo muito depressa. Rádio e televisão tiveram uma tecnologia rapidamente aperfeiçoada e entraram casa adentro. Não precisaram nem pedir licença. Sentimo-nos orgulhosos em ir trocando de aparelhos de TV conforme o novo avanço tecnológico e os vídeos games para nossos filhos.
            Começou a diferenciação da linguagem e de modelos. A minha linguagem começou a ser contestada. O trabalho que era coisa séria passou a ser substituído pelos estudos. Os professores começaram a ter dificuldades na orientação dada. O mundo começou virar de ponta cabeça. Meu exemplo de trabalho e religiosidade ou espiritualidade já não bastavam. Precisei usar da palavra e melhores argumentos. Meus filhos me contestaram e me desobedeceram, uns mais outros menos. Mas na verdade, eu perdi o controle.
            Para o triunfo da modernidade a tecnologia avançou e venceu. Agora oferece e nós nos esforçamos para comprar toda “parafernália” dos eletrônicos: TVS, CELULARES, JOGOS cada vez mais envolventes (Ingress, Pokemon)  e, tantos outros aparelhos que a cada dia nos surpreendem com sua novidade.  

            O que serão de meus netos?! Filhos de pais inseguros saberão indicar com segurança a luz para os novos caminhos? Meus netos terão o sabor da obediência e do respeito? Para mim este preceito: “12 Honre seu pai e sua mãe: desse modo, você prolongará sua vida, na terra que o Senhor seu Deus dá a você” Gn. 20,12, é de urgente necessidade que seja resgatado para que uma vida de paz se prolongue sobre a terra..

Nenhum comentário:

Postar um comentário