sábado, 11 de maio de 2013

           


            O DIFÍCIL EXERCÍCIO DA CIDADANIA.
          Tenho um grupo de amigos que se tornou observador atento de tudo que fala mal do PT e de sua liderança. Constantemente enviam-me textos, comentários que saem na imprensa. Sendo do PT é contra. O mundo foi dividido na direita, no centro e na esquerda. Tanto os do centro como os da direita tornaram-se inimigos ferozes dos da esquerda... e, os da esquerda inimigos dos que estão no centro e na esquerda... a não ser quando as alianças reforçam o seu poder e as vantagens deles. 
                 Neste Pais tropical, (ou em todos?) centro, direita e esquerda lutam pelo poder. Poder de quem?  Direita, centro e esquerda agradecem a ira, daqueles que irados continuam falando, acomodados no seu conforto individualista, sem uma mínima atitude em favor de uma nova construção.
                O que é ser cidadão? exercer a cidadania?  Cidadão, morador da cidade, morador do mundo, vivendo constantemente necessitado do outro, necessitado de todos: do agricultor, do médico,  enfermeiro e  farmacêutico, do mecânico, do gari.....e, vamos ao infinito. E,  necessitado, vivendo de uma maneira egoísta, egocentrista, sem os benefícios que espero,  torno-me inimigo mortal daqueles que ocupam o poder.
                O que é exercer a cidadanía?  Ser cidadão é uma conquista dos direitos para todos, no nível social, político e eclesial. Lembrando sempre que todo direito está intimamente ligado aos deveres.
                Tento tornar-me um cidadão de ponta, de iniciativa e de solidariedade e sei quanto isto é difícil!!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário