quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

1 - SER DE ESCUTA

FÉ E CIDADANIA
1- SER DE ESCUTA

Por necessidade ou por temor, desde os tempos antigos até hoje, as pessoas procuram a proteção de um ser superior. Ora pedem milagres na área da saúde, ora pedem até milagres na área das finanças.
Deus preocupa-se com nossas necessidades? Ele nos atende? O milagre acontece quando Deus atende as preces, atropelando todas as leis da vida humana e da natureza que Ele mesmo deixou.? O agir de Deus é diferente.
Quando na história da humanidade, segundo a fé cristã, Deus manifestou-se para Moisés, parece-me que sua intenção era bem outra.
Deus manifestou-se, sim, dizendo de sua preocupação pelo sofrimento de todo empobrecido, porque escravizado. Ele vê muito bem a miséria do povo e escuta seu clamor (Ex.3,7).
Deus quer descer e libertar seu povo... e aí, começa a grande novidade da revelação. O clamor do povo chegou até seus ouvidos e Deus vê a opressão...mas pede para Moisés tirar o povo da escravidão.
Aqui com Moisés começa o exercício da cidadania. Moisés, como o mais preparado, aquele que teve uma educação no palácio real, deve colocar seus conhecimentos, seu amor à serviço de seus irmãos. Ex.3,10. O Deus da revelação é aquele que nos ensina a escutar e ver o sofrimento do próximo. Como cidadão que resposta podemos dar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário