quarta-feira, 30 de junho de 2010

CONVERSÃO

CONVERSÃO

Faço parte da classe média. Tenho minha casa, meu carro, embora seja do ano 1.997, é um gol que não me deixa à pé. Olho para traz e vejo uma grande maioria em situação pior que a minha..., sem me referir àqueles que estão perdendo tudo, o pouco que tinham, com as enchentes do nordeste. Olho para frente e vejo outros, que estão em situação bem mais privilegiada, acumulando bens. Deveria ter lutado mais e também acumulado o suficiente para não depender apenas da “misera aposentadoria”, representada por dois salários mínimos?.... olho para traz e vejo que a maioria nem sequer tem estes dois salários mínimos.
É a partir do lugar social em que me encontro que continuo lendo a Bíblia. E a partir deste lugar social “privilegiado” peço a Deus para não perder a sensibilidade pela dor das pessoas que tem menos ainda. É quase natural que concorde com os que afirmam que os pobres estão nesta situação porque não souberam agarrar as oportunidades oferecidas.
Volto a ler a Bíblia e deixo-me guiar, acredito que pelo Espírito Santo, pela grande parte dos escritos da Bíblia que também foram escritos a partir do lugar social dos oprimidos e empobrecidos. Foi deste lugar social que Jesus também leu o Antigo Testamento e foi fiel ao Espírito do Pai que o conduzia. Na sua fidelidade ao Pai, nunca acusou o pobre de ser vagabundo, mas como Profeta do Pai, advertiu os ricos que pelas atitudes e políticas não permitiam que o pobre saísse de sua miséria. Alguns relatos que continuam a me questionar nas horas de tentação:
Para o povo em geral, onde se encontrava a maioria dos empobrecidos e sempre alguns ricos curiosos, Jesus dizia: «Felizes de vocês, os pobres, porque o Reino de Deus lhes pertence. 21 Felizes de vocês que agora têm fome, porque serão saciados. Felizes de vocês que agora choram, porque hão de rir. .... 24 Mas, ai de vocês, os ricos, porque têm a sua consolação! 25 Ai de vocês, que agora têm fartura, porque vão passar fome! Ai de vocês, que agora riem, porque vão ficar aflitos e irão chorar! 26 Ai de vocês, se todos os elogiam, porque era assim que os antepassados deles tratavam os falsos profetas.» (Lucas 6, 20-26.)
Para quem reclama uma parte maior na herança Jesus respondia: * Homem, quem foi que me encarregou de julgar ou dividir os bens entre vocês?» 15 Depois Jesus falou a todos: «Atenção! Tenham cuidado com qualquer tipo de ganância. Porque, mesmo que alguém tenha muitas coisas, a sua vida não depende de seus bens.» 16 E contou-lhes uma parábola: «A terra de um homem rico deu uma grande colheita. 17 E o homem pensou: ‘O que vou fazer? Não tenho onde guardar minha colheita’. 18 Então resolveu: ‘ sei o que fazer! Vou derrubar meus celeiros e construir outros maiores; e neles vou guardar todo o meu trigo, junto com os meus bens. 19 Então poderei dizer a mim mesmo: meu caro, você possui um bom estoque, uma reserva para muitos anos; descanse, coma e beba, alegre-se!’ 20 Mas Deus lhe disse: ‘Louco! Nesta mesma noite você vai ter que devolver a sua vida. E as coisas que você preparou, para quem vão ficar?’ 21 Assim acontece com quem ajunta tesouros para si mesmo, mas não é rico para Deus.» (Lucas 12,13-21)
Para quem já acumulou, Jesus aconselha: 33 Vendam os seus bens e dêem o dinheiro em esmola. Façam bolsas que não envelhecem, um tesouro que não perde o seu valor no céu: lá o ladrão não chega, nem a traça rói. 34 De fato, onde está o seu tesouro, aí estará também o seu coração.» (Lucas 12,33-34)
Para os apóstolos não ficarem com a tentação de cobrarem o dízimo Jesus orientava: 7 Vão e anunciem: ‘O Reino do Céu está próximo’. 8 Curem os doentes, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios. Vocês receberam de graça, dêem também de graça! 9 Não levem nos cintos moedas de ouro, de prata ou de cobre; 10 nem sacola para o caminho, nem duas túnicas, nem calçados, nem bastão, porque o operário tem direito ao seu alimento. (Mateus 10,7-10)
Para concluir, entre outros textos, há um que sempre me questiona profundamente, apesar de todas as explicações que tentam forjar para diminuir o peso das palavras de Jesus: 24 Vendo isso, Jesus disse: «Como é difícil para os ricos entrar no Reino de Deus! 25 De fato, é mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus.» 26 Os que ouviram isso, disseram: «Então, quem pode ser salvo?» 27 Jesus disse: «As coisas impossíveis para os homens são possíveis para Deus». 28 Então Pedro disse: «: nós deixamos os nossos bens, e te seguimos.» 29 Jesus disse: «Eu garanto a vocês: quem tiver deixado casa, mulher, irmãos, pais, filhos, por causa do Reino de Deus, 30 não ficará sem receber muito mais durante esta vida e, no mundo futuro, vai receber a vida eterna.» Lucas 18,24-30)

Nenhum comentário:

Postar um comentário