terça-feira, 20 de junho de 2023

DÊ O BRAÇO A TORCER

 

DÊ O BRAÇO A TORCER

José Vanin Martins – JUN 1923 – 63 9 8247 6118

 

            Já completamos 46 anos de casados e, muitos me perguntaram: QUAL O SEGREDO? O importante, não é o tempo, mas a qualidade de vida, de relacionamento que construímos nessa longa caminhada. Tivemos muitas e muitas vezes, DAR O BRAÇO A TORCER, mesmo achando que estávamos certos e com a “verdade”. Uso o plural, porque fomos nós dois. Cada um teve a sua vez ou as “suas várias vezes” de dar o braço a torcer.

            Vejo que muitos avençam na idade da vida casada, levando o casamento como um peso, uma roupa desajustada que incomoda e não plenifica a felicidade. Os motivos podem parecer grandes, mas na verdade, são pequenos entraves. Tudo já se teria resolvido com a aprendizagem de dar o braço a torcer. CEDER, vai se tornar mais competitivo do que endurecer; as vantagens serão tão maravilhosas que nos perguntaremos, porque tanto demoramos para descobrir.     

            SURPREENDA O OUTRO, SURPREENDA... SURPREENDA, oferecendo a PAZ DO SILÊNCIO DA ESCUTA, sem repreender, sem falar alto, sem ficar contrariado, sem resmungar, sem se retirar.

            Corro o risco de ser maravilhoso com os de fora e “feioso” com a pessoa com quem me casei e é com ela a minha convivência diária de dia e de noite. A raiz da verdadeira felicidade está no relacionamento familiar e, em especial no relacionamento conjugal.

Dar o braço a torcer é uma das propostas de Jesus a ser posta em prática com os inimigos, ainda mais com a pessoa amada. O IMPORTANTE É A PAZ, A VIDA. Relendo Mateus 5,38-42 e Lucas 6,20-30, PARAFRASEARIA assim: Não se vingue da pessoa amada. Se ela lhe ofender ofereça flores; se ela quer comprar algo que não lhe agrada, aceite com alegria; se ela lhe pede para lavar as louças da refeição proponha-se em ajudar no preparo das refeições. Não seja mesquinho com o seu dinheiro e ouça suas necessidades. O que é seu, seja dela também. Ore todo dia pela sua amada. Deseje sempre o bem dela. Seja o primeiro a fazer para ela o que desejaria que ela fizesse para você. Não faça do amor um comércio: só amar, se for amado. Um lembrete de meu amigo: “RESPEITE SEU SILÊNCIO, TOLERE SUA RAIVA, ATENDA SEU PEDIDO, FAÇA A DIFERENÇA, AGORA É A HORA, EM QUE ELA MAIS PRECISA DE SEU AMOR. NÃO ESPERE O TROCO, ESSE É O VERDADEIRO AMOR! É ASSIM, O AMOR DE DEUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário