quinta-feira, 27 de outubro de 2022

BRASILEIRO E A BICICLETA

BRASILEIRO E A BICICLETA

José Vanin Martins –Out/22 -  F 9 8247 6118

 

            Já faz algum tempo. Ouvi de um conferencista dizer que o povo brasileiro é igual à uma bicicleta de duas rodas. Explicou:

a.     As duas rodas é a classe pobre que trabalha e aguenta todo o peso do crescimento e do progresso; se parar de rodar o Brasil cai.

b.     A catraca é a CLASSE MÉDIA, que um dia, já foi pobre e de tanto trabalhar conseguiu um lugar, alcançando a classe média, que dava ilusão de ser melhor: o lugar é a CATRACA que não pode parar de girar.  Vai girando, sempre esperando chegar lá... e, quando está chegando, tem de recomeçar de novo...para não perder seu lugar. São os pés da classe rica que continua pedalando e plantando o sonho com um amanhã melhor.

c.      O SELIM é onde fica a classe rica, segurando com unhas e dentes o guidão. É ela quem indica os rumos que o BRASIL deve seguir. É uma CLASSE PEQUENA, mas como está sentada em cima e alimentando na classe média o sonho de um dia também chegar lá, está sossegada; tudo pode ir mal, mas sabe que mal para pior é estar lá embaixo.

MARIA, a mãe de JESUS, percebeu bem essa situação. Foi ela, que mesmo antes de JESUS nascer nos deixou o exemplo de sua oração diária:  “Meu coração louva ao Senhor, ... porque estende sua mão poderosa, e derrota os orgulhosos com todos os seus planos. Derruba de seus tronos governantes poderosos e eleva os humildes. Dá fartura aos que tem fome, e manda os ricos embora com suas mãos vazias. ” (Lc 1 40-55)

Por favor, não me venham dizer que Maria é comunista; ela é simplesmente uma mulher do povo que disse sim (Lc 1,38) ao projeto de Deus Pai: “que todos tenham vida e vida em abundância” (Jo 10,10)

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário