quinta-feira, 19 de agosto de 2021

23- COMO DEVE ACONTECER O PAGAMENTO PELO TRABALHO - 2

 

JESUS QUE EU CONHEÇO

23- COMO DEVE  ACONTECER O  PAGAMENTO PELO TRABALHO  - 2

José Vanin Martins –

     A passagem do evangelho de Mateus (Mt 20,1-16) que vamos refletir, é só narrada por ele; está colocada depois da passagem do jovem rico, (Mt 19,16-30) que perguntou: “o que devo fazer de bom para entrar na vida eterna?”. Ir para a vida eterna é desejo de todos, ricos ou pobres. Jesus, responde: “BOM MESMO só existe um. Guarde os mandamentos, e entre eles está: “ame o seu próximo como você ama a si mesmo”. Ir para a vida eterna é um desejo interesseiro de todos nós. Naquele tempo ou hoje, alguém pergunta, o que devo fazer para seguir Jesus?

Jesus bem sabia que ir para o céu, ganhar a vida eterna, já é problema resolvido. BOM MESMO É DEUS PAI que ama a todos e quer a salvação de todos. Jesus na cruz, por amor já deixou o perdão para todos os pecadores, porque sabe que quando pecamos, é porque não sabemos o que estamos fazendo. (Lc 23,34) Agora o que Jesus quer é MELHORAR A PRÁTICA DO AMOR AQUI NA TERRA. Para trabalhar nessa missão E SER PERFEITO, seus seguidores devem vender tudo o que tem e dar o dinheiro para os pobres. (Mt 19,21)

No Pai Nosso, diariamente pedimos: “venha a nós o vosso reino e seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu... o PÃO NOSSO DE CADA DIA nos dai hoje” (Mt 6,9-13) Para nos mostrar como deve ser o Reino do céu aqui na terra para não faltar o pão na mesa, Jesus cria a parábola do ACERTO SALARIAL, (Mt 20,1-16) É a proposta de um novo modelo de relacionamento social.  No céu e na terra não pode haver diferença e desigualdade entre as pessoas. A proposta de Jesus para acabar com essa desigualdade, o abismo entre o rico e o pobre, (Lc 16,26) PARECE SER UMA UTOPIA, é a generosidade na hora do pagamento dos salários.

Fala do PATRÃO JUSTO que paga aos trabalhadores de acordo com suas necessidades; dá o mesmo salário para quem iniciou o trabalho pela manhã, às 09,00hs, ao meio dia, às 15,00hs e às 17,00hs. Jesus chama esse salário de SALÁRIO JUSTO. Mais do que um salário equitativo, é um salário generoso, é um salário que nasce do AMOR.

 É bom notar, que a mentalidade egoísta, não é só de quem é patrão, ela está enraizada também em quem é empregado e empobrecido. (Mt 20,11-12) Na lógica do amor, os últimos, os que têm fome devem serem atendidos por primeiro. Quem está com fome, tem pressa e não pode esperar.

FICO A PENSAR:

1-      Por que para ser PERFEITO SEGUIDOR, Jesus exige a venda de tudo para dar para os pobres? 

2-      Como aplicar nos dias de hoje o critério de dar prioridade para a necessidade do pão, do alimento acima da necessidade da produção e do lucro?

3-      No exagero da bondade de Deus e no exagero da ganância de quem é rico.

4-      Na facilidade com que rezamos o PAI NOSSO sem pensar no PÃO QUE É NOSSO, É DE TODOS.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário