segunda-feira, 26 de abril de 2021

9 - REFEIÇÕES, PROVOCAÇÕES E RESPOSTAS

 JESUS QUE EU CONHEÇO

9-. REFEIÇÕES, PROVOCAÇÕES E RESPOSTAS
(a)- NA CASA DE SIMÃO, O FARISEU
José Vanin Martins – Abr -2021

Por muitas vezes os fariseus ganham a cena nas narrativas dos evangelhos criticando Jesus. Queriam ensinar a Bíblia para Jesus, assim como, muitos leigos: “quererem ensinar o pai nosso para o vigário ou o padre rezar a missa”.
Jesus não rejeitava convites dos fariseus para as refeições; Os evangelistas deixaram registrados cinco convites...
1º CONVITE, foi do fariseu Simão para um jantar. Uma mulher “de má vida” tomou conhecimento e foi até a casa de Simão e entrou com um vaso de perfumes sem ser convidada. Logo, ajoelhou-se aos pés de Jesus, chorando começou a lavar com os perfumes e com suas lágrimas e os enxugou com seus próprios cabelos.
A afronta estava feita. Jesus não recusou o gesto da mulher e mais ainda, “pecadora”.
O fariseu pensou alto: com certeza, ele não é profeta; se fosse saberia quem é esta mulher.
Jesus estava atento a tudo, percebeu o embaraço e a condenação do fariseu; aproveitou da ocasião e em resposta contou esta história; - Um rico, que costumava emprestar dinheiro, perdoou a dívida de dois homens; um devia quinhentas moedas e o outro cinquenta. Qual dos dois ficou mais agradecido, pergunta Jesus. Mais que depressa o fariseu disse: eu acho que é aquele que devia mais. – “Acho”, não teria certeza ou não queria se comprometer com a resposta?
Jesus, mais uma vez, desmascara a prática moralista dos fariseus que não só não perdoavam, mas até mesmo, apedrejavam as mulheres “de má vidas”. Jesus aponta as falhas, os pecados de Simão, conforme a legislação judaica:
- a. Não ofereceu água para lavar os pés;
- b. Não lhe deu o beijo de acolhida, que se dava para os convidados;
- c. Não arrumou azeite para ungir a cabeça de Jesus.
Jesus revela como funciona o amor de Deus, “os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados, porque ela demonstrou muito amor. Aquele a quem foi perdoado pouco, demonstra pouco amor». E Jesus disse à mulher: «Seus pecados estão perdoados. Sua fé salvou você. Vá em paz!”
Os fariseus que estavam sentados à mesa não entenderam nada sobre o amor de Deus e perguntavam: «Quem é esse que até perdoa pecados? »

FICO A PENSAR: (Lc 7,36-50)
1. Nada mudou; tem muita gente condenando os religiosos, até o papa, quando com palavras e gestos acolhem as prostitutas e todos os que se aceitam como membros do LGBT.
2. Quando uma mulher é considerada “de má vida” como devem ser considerados os homens que as exploram?
3. Na prática de Jesus, perdoa sem ficar fazendo sermão e ainda aceita os gestos de carinho da mulher.
4. Se uma "mulher de má vida" ousar fazer um carinho público, num ministro do sagrado, padre ou pastor, como reagiriam o ministro e a comunidade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário