sexta-feira, 19 de março de 2021

5- TEMPO DE FILOSOFAR

 

LEMBRANÇAS E REFLEXÕES José Vanin Martins – 

5-     TEMPO DE FILSOFAR -     16/03/2021

            Durante o colegial, tive dois pneumotórax espontâneo e a condensação dos hilos pulmonares. Por esse motivo fui aconselhado fazer a filosofia em Belo Horizonte, onde o clima seria mais favorável. Graças a Deus não tive mais problema até hoje.

            Completara os 18 anos, quando fui para a filosofia. Idade boa para filosofar, pensar e decidir. O seminário de Belo Horizonte era uma construção continua, formando um grande “quadrado”, numa fazendinha urbana, tendo no centro a biblioteca. Abrigava os seminaristas do ginasial e colegial, filosofia e teologia. Tinha três capelas, parte administrativa, a cozinha, refeitório e a residência dos padres, toda construção interligada dentro deste quadrilátero. O uso da batina era só para os da teologia.

Os alunos de cada área não se intercomunicavam. Havia quartos para cada aluno da teologia e filosofia. Comecei ter vida de rei..., ou de padre?! Quem pagava todo esse conforto? Lembro-me dos nomes de três senhoras lá de Andradina: Donas Ciníra, Tereza e Ernestina...e, tantas outras com a vocação idêntica das mulheres que sustentavam o trabalho de Jesus e seus apóstolos, com uma importante diferença, lá as mulheres acompanhavam Jesus e aqui nem podiam entrar no seminário.

            Chamou-me atenção a fartura e o tempero com que eram feitas as refeições. Havia uma congregação feminina dedicada e eficiente que cuidava da alimentação e de lavar todas as roupas. No café da manhã, leite puro da fazenda, carne nas refeições, sobremesa; tinha de tudo para ninguém por defeito ou desculpa para perder a vocação.

            No meio de todo esse conforto, a disciplina se torna pequena. Estudei “filosofia”; seria preciso todos esses estudos, para só depois estudar a teologia para ser padre. Os padres são “estudados”; para o povo mais simples o padre sabe de tudo.

 Hoje refletindo, vejo como a Igreja tomou o caminho contrário do ensinado por Jesus. Ele escolheu homens simples, não estudados, muitos até casados, mas todos eles, adultos, trabalhadores, honestos e crentes na possibilidade de um mundo novo. Acreditavam na sua proposta de oferecer ao povo a boa notícia dos direitos humanos, pão com fartura, água, saúde, agasalho, casa, liberdade e um novo modo de viver na simplicidade, com grande vontade de partilhar, sem acumular riquezas, porque esse é o modo de vida que DEUS PAI quer para todos, seus filhos, aqui na terra.

 BRASA QUENTE NA FOGUEIRA DA CONVERSAÇÃO

EMAIL: vanin19@gmail.com FONE (062) 3095 1675 – 9 8247 6118

BLOGGER: vaninmartins.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário