quarta-feira, 17 de março de 2021

4- DOZE ANOS ESTUDANDO PARA SER PADRE

 

LEMBRANÇAS E REFLEXÕES José Vanin Martins – 

4-     DOZE ANOS ESTUDANDO PARA SER PADRE -01     16/03/2021

            Com a “maturidade” de meus doze anos, resolvi estudar para ser padre. Era o começo do ano de 1953. O que é estudar para ser padre? Naquele tempo, era ir para o SEMINÁRIO, e eu fui para o SEMINÁRIO MENOR em LINS-SP.

            Lá estudei, o ginasial e o colegial. O que havia de diferente era a disciplina e a espiritualidade ou religiosidade? Todos os dias íamos para a missa, ainda em latim e o padre de costas para nós; tínhamos igualmente a reza do terço e diariamente, antes da missa, a meditação, se bem me lembro, era aproximadamente de 20 minutos. A meditação consistia numas palavras do Padre Diretor Espiritual ou às vezes, simplesmente ouvir uma leitura, com história de santos ou algum texto de conteúdo espiritual.

            Era obrigatório o uso de calça comprida, até mesmo para jogar bola. Só no colegial é que aconteceu uma abertura: para a parte esportiva, foi permitido o uso de um calção, medindo “cinco dedos” acima do joelho. É claro que lá não havia nenhuma presença feminina; até mesmo, quando “dificilmente” acontecia a visita de alguém da família, era só dentro da “sala de visitas”.

            Era proibido fazer “panelinha”, um grupo permanente de colegas; deveríamos ter o cuidado de constantemente mudar de companheiro; seria para evitar o apego afetivo e a possibilidade de “homossexualismo” ?!

            A vida era gostosa. Nas quintas feiras não havia aulas; eram reservadas para algum   passeio em chácaras, ou prática esportiva mais intensa ou trabalhos manuais de melhoria ou conservação do seminário (jardim, horta...)

            Dos mais de quarenta que comigo começaram o 1º ano, quando chegou no primeiro colegial, só restavam 12 e no final do colegial éramos apenas oito e dos oito apenas eu e mais um “ficamos padres”.

            Tenho muitas outras lembranças..., se escrevesse todas daria um pequeno livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário