sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

TUDO ESTÁ MUDANDO

80 ANOS – TUDO ESTÁ MUDANDO              

José Vanin Martins – Dezembro 2020

 

            Tudo está mudando. A Israild, ficou admirada de me ver completando 80 anos; quando ela me conheceu estudava no ginásio e eu era um jovem padre, dando orientação e formação, através de um grupo recém criado, que se chamou CJC= Comunidade de Jovens Cristãos.

Ontem e hoje quem tem 25 anos se acha bem mais velho que os de 5 ao até 10 anos. A diferença é de 20 ou 15 anos. Com o passar dos anos, logo, logo, vai sumindo o sentimento de diferença entre as idade. Os que estão com 25 anos sentem-se no mesmo pé de igualdade com os de 35 ou 40 anos. A diferença continua sendo sempre na mesma proporção de 5 ou 10   anos.

Antes de me casar com a Maria ponderei com ela a nossa diferença de idade, ela com 23 anos e eu com 36; ela ousou e agora ela com 66 não quer que eu me sinta “velho” com 80, porque segundo diz, ela também já é idosa.

 Agora que chequei aos 80, não me sinto tão distante daqueles que estão com 50, 55, 65 ou 70 anos. Somos todos adultos com responsabilidades iguais.

            Hoje no Brasil já somos mais de 19 milhões com 80 anos ou mais. Quando cheguei aos sessenta, acreditava que era para me ses sentar e até fiz o propósito de não assumir a direção de qualquer movimento, deixando a oportunidade para os mais novos. Tive dificuldade de me sessentar.

            Cheguei aos se-tenta. A Idade já me dizia da cautela, “se tentar” posso correr algum risco. Tentei devagar, com cautela e continuei até chegar aos oitenta. E agora José? São muitos querendo me empurrar, oi “oi tenta”, Os “oitentões” continuam “oitentando”; O Papa Francisco já passo dos oitenta e está sendo, o segundo melhor papa dos últimos 20 anos. Digo segundo, porque continuo achando que o Papa João XXIII, que morreu perto dos oitenta anos, o papa do Concílio foi ainda melhor. O Presidente eleito dos Estados Unidos aproxima-se dos 80 anos.

            Agora seria a hora e a vez de nós idosos, com a soma da sabedoria e prudência adquiridas continuarmos tentando?  A próxima década fala bem claro: noventa-não inventa se quiser chegar aos 100... e, não é que muitos estão chegando.

 

 

 

BRASA QUENTE NA FOGUEIRA DA CONVERSAÇÃO

EMAIL: vanin19@gmail.com FONE (062) 3095 1675 – 9 8247 6118

BLOGGER: vaninmartins.blogspot.com.br

 

 

 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário